Hipócrates ou hipócritas

Fala, Zanfra! - 09/08/2018

A gente sente que a vaca está irremediavelmente a caminho do brejo quando um médico – desses que prometem ir ao inferno para preservar a vida e buscar incansavelmente o alívio da dor – confessa sem meias palavras que defende a tortura para presos políticos!

Nesses dias em que a figura de...

Ver post completo

Castigos e castigos

Fala, Zanfra! - 02/08/2018

Minha mãe tinha um sistema definitivo para acabar com algum princípio de briga ou punir algum filho respondão ou malcriado: punha-o de castigo no banheiro.

Era o tipo de condenação autoexecutável: ao ouvir a sentença, o réu dirigia-se por conta própria à clausura, sem necessidade de condução...

Ver post completo

Branco e preto

Fala, Zanfra! - 29/05/2018

Parei o carro outro dia na frente de um prédio da avenida Campeche e um galalau de mais de metro e oitenta abriu a porta, sentou-se no banco do meu lado, cumprimentou-me com um aperto de mão e se acomodou como se estivesse em casa.

Era madrugada de sábado. Eu tinha ido buscar a mulher numa festa...

Ver post completo

Chiniqueiro!

Fala, Zanfra! - 11/05/2018

O considerado leitor já brincou de ‘pé-na-lata’? O nome da brincadeira pode variar um pouco, mas a lata não muda. Trata-se do centro das atenções durante o jogo todo. É a lata – no meu tempo, uma rotunda lata de óleo de soja – que condena, é a lata que salva!

O pé-na-lata – praticado...

Ver post completo

As coisas que não são mais as coisas

Fala, Zanfra! - 20/04/2018

Sentindo dor no joelho esquerdo, procurei um ortopedista. Enquanto a atendente preenchia compenetrada minha ficha de entrada, com uma ponta da língua sugestivamente escapando entre os lábios, comentei que talvez precisasse trocar a rótula...

“Ih, danou-se!”, ela interrompeu seu trabalho e...

Ver post completo

A rosa no aquário

Fala, Zanfra! - 11/04/2018

Pois imagine se o caro leitor descobre que uma antiga namorada – a quem não vê há dez anos, pelo menos – está envolvida num assassinato. Pior: é ré confessa! Pior ainda: não admite que ninguém, nem mesmo o prezado leitor, que já desfrutou daqueles aconchegos, tente provar sua inocência! Mesmo que...

Ver post completo

A morte se anuncia ao vivo

Fala, Zanfra! - 01/03/2018

O alerta soou no celular avisando que um amigo estava fazendo uma transmissão ao vivo no Facebook, mas eu me comportei como me comporto diante de tantas outras transmissões ao vivo, de quem quer que seja: ignorei.

Só alguns minutos mais tarde, a atenção que não dispensei ao receber o alerta foi...

Ver post completo

Meu herói!

Fala, Zanfra! - 18/02/2018

Tive de chegar mais perto para descobrir que aquele objeto meio disforme boiando na piscina era uma borboleta. Ela estava imóvel, pousada levemente sobre as águas, as asas em pandarecos.

Calculei que suas asas destruídas, como roupas velhas corroídas por traças, haviam feito com que perdesse a...

Ver post completo

O fim do mundo

Fala, Zanfra! - 05/02/2018

A perfeita definição de Rubem Fonseca para os sonhos, definição esta que serve de título para uma de suas grandes obras, é que as evoluções oníricas nada mais são do que grandes emoções aliadas a pensamentos imperfeitos. Não há qualquer lógica nos sonhos bons ou sonhos ruins que povoam nossas...

Ver post completo

O gatinho do Lancelot

Fala, Zanfra! - 02/01/2018

Não duvide, caro leitor, da determinação de um labrador quando seu faro aguçado  indicar-lhe uma presa! Não por acaso ele é o cão preferido de dez entre dez departamentos de narcóticos para farejar qualquer quantidade de droga ilícita envolta seja lá por quantos meandros de disfarces odoríferos!

...
Ver post completo

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar