Por: Blog do Léo Silvano
Visualizações: 1651

A maior epidemia do Brasil.

19/11/2014

O assunto no País que merece maior destaque na imprensa, são os desdobramentos do esquema de corrupção descoberto na Petrobrás. Descoberto não, trazido à luz da publicidade, porque o conhecimento disso era de longa data, perpassando mandatos e partidos.

Em Florianópolis o assunto também gira em torno de um esquema de corrupção, que envolve a Câmara de Vereadores e alguns órgãos da Prefeitura Municipal. Enquanto lá, os desvios estavam atrelados única e exclusivamente a contratos da empresa, aqui ele se prolongava para elaboração de leis.

Quem tem um pouco de conhecimento e envolvimento no Poder Público, sabe que esses casos são corriqueiros e praticamente praxe no caso de contratos de alto valor e de execução continuada. A dificuldade reside sempre na comprovação da corrupção, do pagamento da propina.

Grandes obras de engenharia geralmente geram propina. Pavimentação asfáltica licitada pra X mm, em regra são feito a menor, para poder sobrar a "gordura". Compra de suprimentos como café, açúcar, copos, resmas, etc...., muitas vezes recebem um carimbo de conferido mesmo que a quantidade seja menor que a licitada, justamente para sobrar a "gordura". Logo você pensa, claro são funcionários públicos. Aí reside o grande engano.

O incentivo de "prêmios" para médicos que indicam medicamentos de determinadas marcas, não se difere muito dos casos de corrupção. O pagamento de comissões por parte de empresa fornecedora ao encarregado de comprar peças para determinada empresa, não se difere muito da corrupção. Um adendo: O Poder Judiciário é tão ou mais corrupto, que o Executivo e o Legislativo.

Enfim, o problema é endêmico e está inserido na nossa cultura do jeitinho brasileiro. Enquanto você acha que o problema está somente no Governo, saiba que o mundo corporativo é tão corrupto quanto. Finalmente em uma operação, estão prendendo os corruptores também. O Lobby não é o problema, o problema é como ele é feito.

Um aprofundamento sério e comprometido em não fazer reserva de pessoas a serem investigadas, pode levar a uma implosão de grande parte da República, o que não seria de todo o ruim, para a moralização ou pelo menos, o início dela no nosso Brasil.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Blog do Léo Silvano
Sem rodeios e direto ao ponto, mas com responsabilidade. Trazendo para a linguagem popular os assuntos da nossa sociedade. Leonardo Silvano, possui 17 anos de experiência ligado ao setor político e é conhecido por sempre se posicionar em todos os assuntos. O Blog do Léo Silvano, fala de tudo um pouco e procura principalmente despertar o senso de responsabilidade de cada cidadão. Possui um foco maior na cobrança e análises das ações do Poder Público, mas jamais se furta de tecer comentários sobre o que também está na boca do povo.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar