Por: Mascote
Visualizações: 3022

A você que está querendo comprar um cão de raça

Animais - 13/07/2013

A todos que pensam em comprar um cãozinho de raça, gostaria de escrever alguns fatores importantes antes de comprar o seu amado e bonitinho filhote!

Nesse mundo de criadores de cães temos 2 tipos de criadores! Os criadores sérios que se preocupam com seus cães e com a raça; e os que denominamos criadores “vendedores de filhotes”, que não se importam muito com os cães ou a raça e querem só tirar a sua parcela de vendas!

Um criador “vendedor de filhote” é aquele criador que somente se preocupa em vender filhotinhos. Gasta o mínimo possível com seus cães e tem que obter lucro sempre com as ninhadas, não importando o que ele tenha que fazer pra conseguir esse lucro, sendo dando rações de péssima qualidade, deixando de levar os cães no veterinário quando é necessário, não fazendo exames genéticos e de saúde, fazendo as cadelas terem ninhadas a todo cio ou vendendo os filhotes encalhados em “liquidação” pra despachar rápido os gastos com ração e vacinas. Esses criadores muitas vezes tem a opção de vender os filhotes com pedigree e sem pedigree e que o preço entre essa diferença é mais de 150 reais, o que é completamente errado já que o preço de um pedigree é 30 reais. Esses criadores irão cruzar qualquer cão que pareça com sua raça com qualquer cadela que pareça com sua raça e vão tentar vender os filhotes. Criadores vendedores de filhotes muitas vezes garantem alguma característica “especial“ e geralmente totalmente errada como micro-toy, gigante, cor rara, olhos azuis (no caso dos huskies – apesar de olhos azuis no husky serem aceitos, cruzar cães só por essa característica é errado) que geralmente está ligada a uma mistura de raça ou a problemas genéticos. Vendedores de filhotes irão ser muito queridos e irão dizer que a raça que eles têm é perfeita pra qualquer tipo de pessoa. Vendedores de filhotes irão entregar seus filhotes já com 35 dias pra diminuir seus gastos. Vendedores de filhotes nunca vão esperar 2 anos de uma cadela pra ela ter filhotinhos! Sempre irá cruza-la após o segundo cio se não no primeiro ou segundo mesmo. Vendedores de filhotes não se importam com o tipo de casa e rotina que o proprietário tem pois o negócio deles é vender o filhote independente de o filhote ter uma vida terrível ou não.

 

 

Agora falemos dos criadores sérios!

Criadores sérios são raros! A cada 100 ou 1000 criadores se acha apenas um sério (ou nem isso). Criadores sérios se preocupam com suas raças e seus cães e têm sua fonte de renda de outra forma que não seja os cães!
Criadores sérios nunca obtêm lucro com sua criação, pois os gastos que eles têm com ela são muito elevados!
Um criador sério não pensa em tirar ninhadas pra vender filhotinhos fofinhos e sim planeja suas crias com o objetivo de melhoramento da raça, independente de os proprietários preferirem determinada cor de pelo, cor de olhos ou tamanho!
Criadores sérios sempre estudam a fundo os padrões de suas raças e pedigrees de seus cães, tentando saber como eram os avós, bisavós, trisavós, tataravós e muitas gerações anteriores dessas pra saber o que a genética desses cães pode trazer pra suas ninhadas! Criadores sérios sempre procuram os cães “problema”, que apresentaram alguma doença genética ou falta grave em sua raça e tentam não usar esses cães em suas linhas.
Criador sério sempre vai ter canil e pedigree registrados em federações idôneas, cadastradas a FCI (Bélgica) ou que a FCI reconheça como idônea. Criadores sérios nunca irão usar cães que não se conhece a origem (seus familiares) ou que seu pedigree esteja incompleto.
Criadores sérios sempre farão os exames pertinentes a sua raça, por exemplo, no Husky Siberiano farão os exames de displasia coxofemoral e cotovelos, fundoscopia anual e muitos irão fazer o exame genético pra Atrofia Progressiva da Retina tipo XL (PRA-XL).
Um criador sério não cruza suas fêmeas com menos de 2 anos e seus exames feitos e todos ok.
Um criador sério não tira mais de 4 ninhadas na vida de uma fêmea e sempre dá um intervalo de pelo menos 1 cio entre as ninhadas.
Um criador sério não irá poupar dinheiro quanto a uma boa ração pros seus cães, que deixe seus cães na melhor forma possível e com ótima saúde!
Um criador sério dá assistência pros novos proprietários por toda a vida do filhote vendido, independente do que aconteça e da dificuldade que o proprietário tenha! Os cães que o criador sério põe no mundo são sua responsabilidade e ele irá zelar por isso!
Um criador sério sempre irá ter um contrato de compra e venda pros filhotes e sempre terá uma cláusula falando sobre a importância de castração ou mesmo já entregam o filhote castrado para o novo proprietário.
Um criador sério jamais põe seus filhotes em feirinhas de filhotes, pois sabe dos riscos dos seus filhotes pegar alguma doença ou mais, do risco de alguém se encantar com um filhote e depois não querer mais ou até mesmo de seus filhotes acabarem nas mãos de “vendedores de filhotes” sendo fábricas de ninhadas.
Um criador sério não terá filhotinho baratos e em liquidação à venda! O valor que ele apresenta em seus filhotes é meramente simbólico, pois os gastos que ele tem com seus cães é muito maior. E muitas vezes quem compra um filhotinho barato, de 300 reais, achando que fez um bom negócio, corre o risco de gastar 10 ou 20 vezes mais em veterinário com doenças virais ou até mesmo doenças genéticas.
Um criador sério sempre irá indicar adotar vira-latas em ONGs pra pessoas que não têm experiência ou dinheiro suficiente pra comprar e bancar um filhote de sua criação.
Um criador sério sempre irá aceitar de volta um filhote seu caso o proprietário não possa mais cuidar.
Um criador sério só entrega seus filhotes depois dos 75 dias, quando sabe que já está socializado e educado pela mãe e acostumado com o convívio com outras pessoas e cães.

 

Portanto, se quiser comprar um cão de raça (ao invés de adotar), procure se informar muito sobre o criador desse cão, as origens do filhote, peça para ver seus pais pessoalmente, analise em que condições o criador mantêm seus cães, enfim, analise tudo muito bem, e JAMAIS compre animais em pet shops, feirinhas e qualquer estabelecimento que não seja o próprio criador.

 

 

Por Juliana Xavier Danielewicz
Canil Danielewicz – Husky Siberiano

Retirado de: http://caocerto.wordpress.com

 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Mascote
Autora: Paula Jabur O blog Mascote trata dos mais variados assuntos sobre animais de estimação: notícias, entrevistas, fotos, dicas, comportamento, saúde, adestramento, adoção, doação e muito mais! Protetora de animais, Paula resolveu ter o primeiro cãozinho em 2010 e, desde então, essa paixão só aumenta. Logo de cara, enxergou a necessidade de lutar pelos bichinhos!! Hoje ela abriga mais de 50 animais resgatados que viveram situação de maus tratos e abandono.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar