Por: Tiago Haubert
Visualizações: 1819

Alternativas para os “nãos” das editoras

28/11/2013

Alternativas para os “nãos” das editoras

Hoje busquei informações sobre a importância dos concursos literários e as portas que eles podem abrir aos escritores iniciantes que buscam serem publicados por editoras comerciais, ou seja, aquelas que pagam toda os custos de publicação e dão uma boa credibilidade ao autor.

Os concursos literários, além de uma forma de financiar a sua obra, pode ser o pontapé inicial para uma carreira promissora.

“A ideia é justamente essa: que o prêmio dê o primeiro empurrão na carreira literária dos autores, e que eles possam assim construir as suas trajetórias”, explica Henrique Rodrigues, um dos idealizadores do concurso.

“Desde que foi criado há 10 anos, o Prêmio Sesc apresentou aos leitores brasileiros uma nova safra de escritores que talvez não teriam entrada em grandes editoras. Já revelou 17 escritores das mais diferentes profissões – um professor universitário de química, um servidor público, uma estudante, um redator publicitário, um psicanalista e por aí vai. Pessoas com pouca ou nenhuma circulação pelo mundo literário. Alguns deles ficaram pelo caminho, outros, com esse pontapé, investiram na carreira. É o caso, por exemplo, de Lúcia Bettencourt, André de Leones e Luisa Geisler. Vêm novos nomes por aí”

Como podem ver, no trecho extraído de uma matéria do Estadão, têm prêmios que, além de alavancar a carreira de um escritor iniciante, pagam ótimos prêmios em dinheiro. Uma das recompensas de alta quantia pode ser verificado no Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura que pagou o prêmio de  R$ 150 mil à melhor narrativa em língua portuguesa editada nos países lusófonos publicados entre 2011 e 2013. Ao todo, a edição deste ano recebeu 326 livros inscritos e concedeu o prêmio a Ana Maria Machado com sua obra “Infâmia”. No romance, a jornalista de 71 anos narra a reviravolta na vida de um embaixador depois de receber documentos sobre sua filha que foi encontrada morta num contexto misterioso.

Existem outros concursos nesta toada como o Paraná, o Portugal Telecom, Jabuti, Benvirá, e concursos que premiam autores que ainda não tiveram seus livros publicados.

Um site interessantíssimo que traz bastante conteúdo de concursos é o site http://www.concursosliterarios.benfazeja.com/ ou ht.,tp://concursos-literarios.blogspot.com.br/. Lá se encontram vários concursos atuais abertos pelo pais e em Portugal. Um inclusive que pagará em torno de 212 mil reais em prêmios (http://www.concursosliterarios.benfazeja.com/2013/10/premio-governo-de-minas-gerais-de.html)

Para quem quiser ver a matéria do Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,aspirantes-a-escritor-evitam-o-nao-das-editoras-recorrendo-a-premios-,1062447,0.htm

E matéria do globo.com

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/08/27/ana-maria-machado-vence-premio-passo-fundo-zaffari-bourbon-508435.asp

Por enquanto estou participando de alguns concursos, mas apenas na categoria conto.

Vale a pena a leitura aos aspirantes a escritores!

 

Mais dicas e posts no Blog "Causos de um aspirante a escritor" - www.aspiranteaescritor.com.br

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Haubert
Blog com o intuito de compartilhar informações ligadas à literatura catarinense e brasileira. Nesse espaço, também transcreverei minha jornada de aspirante a escritor, onde trarei entrevistas com autores, dicas e aprendizados àqueles interessados em publicar seus livros e relatarei histórias cotidianas na busca a esse sonho de me tornar um escritor profissional de ficção. Caso o leitor queira divulgar seu trabalho, livro, conceder entrevista e contribuir com materiais ligados, favor entrar em contato com tiagohaubert@hotmail.com. Vamos apoiar escritores nacionais! Tiago Haubert é um aspirante a escritor e manezinho sonhador. Começou a escrever aos 13 anos e, pelas circunstâncias da vida, deixou o projeto de lado até se formar em Direito pela UFSC no ano de 2009. Nesse meio tempo, virou advogado e empresário dono da marca de roupas FORS, mas nunca esqueceu aquele sonho de um dia conquistar leitores. Em 2012 retomou essa busca e em meados de finalizar seu primeiro livro, pretende ganhar seu lugar ao sol entre as editoras publicando nas "colunas e blogs" do site "Tudo Sobre Floripa" e no Blog Causos de Um Aspirante a Escritor (www.aspiranteaescritor.com.br).

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar