Por: Tiago Haubert
Visualizações: 2571

Aprendizados e Anseios

03/10/2013

Nesse primeiro post escreverei o porquê do nascimento do Blog Tiago Haubert e do Blog Causos de um aspirante a Escritor (www.aspiranteaescritor.com.br) que tem o intuito de compartilhar informações ligadas à literatura catarinense e brasileira. Nesse espaço, também transcreverei minha jornada de aspirante a escritor, onde trarei entrevistas com autores, dicas e aprendizados àqueles interessados em publicar seus livros e relatarei histórias cotidianas na busca desse sonho de me tornar um escritor profissional de ficção. Caso você queira divulgar seu trabalho, livro, conceder entrevista, divulgar evento e contribuir com algum material ligado à literatura, favor entrar em contato com .(JavaScript deve estar habilitado para visualizar este endereço de email).

 

Existem coisas que acontecem em nossa vida e não sabemos o porquê simplesmente são daquele jeito. Desde pequeno, mais especificamente aos meus 11 anos, descobri a minha paixão pela escrita que até hoje não sei de onde surgiu.

Foi aí que tudo começou. Pouca experiência, pouco conhecimento, muita vontade e muitos sonhos.  Aos 15 anos, conclui meu primeiro livro. Uma obra simples, longa, mal escrita, sem planejamento, mas cheia de ideias.

17 anos: um mundo de possibilidades e desafios pela frente. A sociedade exigindo uma escolha do que “vais fazer pelo resto de sua vida”; um vestibular pela frente; uma empresa familiar para trabalhar; um futuro para pensar…

Direito foi a faculdade que escolhi. Por sinal, uma faculdade maravilhosa, mas sem dúvida uma escolha precoce de alguém que mal sabia qual era sua comida preferida. Os anos se passaram como a maré da rotina maçante na qual nos enclausuramos, potencializada pelo comodismo e os preconceitos sociais que nos impingem e acabei deixando engavetado meu projeto e sonho de me tornar escritor.

Já formado em direito e trabalhando, no entanto, em uma empresa de tecnologia da informação no comodismo de ser familiar e uma vida passando sobre meus olhos como um filme de curta metragem… Foi neste momento que refleti e percebi que eu não era o cavaleiro que conduzia minha jornada e sim o próprio cavalo indo para o caminho da roça.

Então passei por um processo de reflexão longo que me ajudou bastante a evoluir. Nessa caminhada, dois cursos foram importantíssimos e me ajudaram muito a abrir a mente para o mundo: o EMPRETEC e o ENEAGRAMA. O primeiro para eu visualizar a importância das metas e do planejamento quando desejamos muito alcançar um objetivo bem definido; e o segundo, uma viagem muito interessante ao autoconhecimento. Recomendo!

Nessa busca de autoconhecimento, embarquei em uma viagem inesperada e percebi o quanto acabamos vivendo sem realmente nos conhecer; digo conhecer mesmo. Que bom que consegui me deparar com essa realidade antes que minha vida passasse batida em frente aos meus olhos sem assumi-la de fato.

O EMPRETEC, especificamente, me ajudou a esclarecer e enxergar justamente o que eu não queria para minha vida e isso foi um passo gigantesco para dar seguimento àquele sonho guardado a sete chaves por tantos anos: “SER LIDO PELO MUNDO”.

Contudo, antes de seguir com meu sonho, havia uma ponta inacabada na minha jornada: formado tinha que passar pela prova da OAB (só quem passou por isso sabe o quanto é chato, mas NECESSÁRIO – essa afirmação só entendem os que já foram aprovados).

Não pretendia e nem pretendo atuar ativamente como advogado, mas eu mentia para mim, tentando me convencer de que não precisava da famosa “carteirinha”. Mas, deparar-se com as pessoas perguntando se eu era advogado fazia eu me sentir incapaz e me apertava o estômago. Afinal, estudar 5 anos numa faculdade para não poder, no mínimo, ter o benefício da escolha de atuar nessa profissão, me frustrava demais. Mesmo que fosse para autoestima, eu precisava passar pela prova.

Impulsionado pela vontade insaciável de começar a escrever, estabeleci uma meta bem clara: em três meses passar na OAB.

Já havia tentando passar três vezes e havia falhado; principalmente por não dar à devida importância para a prova. Foi aí que percebi o poder da motivação! Se não temos algo que nos impulsiona no que fazemos, significa que tomamos algum caminho errado; que estamos deixando a vida passar sem realmente conduzi-la.

Então me planejei para estudar o quanto necessário até passar. Com muito esforço, após três meses, finalmente já podia fazer parte dos quadros de advogados da OAB e, principalmente, tinha o caminho livre para começar a escrever.

Em maio de 2012 iniciava meu novo projeto. Que alegria fazer aquilo que temos paixão! Com o projeto e a história bem definida, passei a escrever dia após dia, no mínimo 3 páginas no período da noite, porque afinal, por mais que buscamos um objetivo, nem tudo é um mar de rosas… precisamos pagar nossas contas.

Enfim, no dia 7/10/2012 terminei meu segundo livro. Data que ficou marcada em minha vida! Desde então estou no processo de correção no qual acabo em novembro de 2013 e remeterei esse projeto às editoras para tentar galgar meu lugar ao sol.

Mas como em todo sonho, nada vem fácil. Enquanto elaborava o livro, descobri que escrever não passa de uma pequena ponta do ICEBERG de um mercado brasileiro de ficção em ascensão, mas basicamente importador. Quase todos os textos que li em blogs são extremamente desmotivadores ao se falar desse gênero da literatura para autores brasileiros. Mas, para mim isso só torna o desafio ainda maior e mais exigente, no qual seguirei com toda força de minha vontade.

Então, em meio a essa empreitada, criei este blog para seguir em busca de meu sonho. Espero poder um dia ler esse primeiro post e dar prazerosas risadas ao lado de um de meus Best-sellers.  Afinal, se não acreditarmos em nós, quem irá?

Hoje, sinto como se um sonho estivesse começando a ganhar corpo para um dia se tornar realidade com a criação de meu blog Causos de um aspirante a escritor e, agora, ao receber essa grande oportunidade de divulgar meu trabalho no Blog Tiago Haubert do site “Tudo Sobre Floripa”.

 

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. (Johann Goethe)

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Haubert
Blog com o intuito de compartilhar informações ligadas à literatura catarinense e brasileira. Nesse espaço, também transcreverei minha jornada de aspirante a escritor, onde trarei entrevistas com autores, dicas e aprendizados àqueles interessados em publicar seus livros e relatarei histórias cotidianas na busca a esse sonho de me tornar um escritor profissional de ficção. Caso o leitor queira divulgar seu trabalho, livro, conceder entrevista e contribuir com materiais ligados, favor entrar em contato com tiagohaubert@hotmail.com. Vamos apoiar escritores nacionais! Tiago Haubert é um aspirante a escritor e manezinho sonhador. Começou a escrever aos 13 anos e, pelas circunstâncias da vida, deixou o projeto de lado até se formar em Direito pela UFSC no ano de 2009. Nesse meio tempo, virou advogado e empresário dono da marca de roupas FORS, mas nunca esqueceu aquele sonho de um dia conquistar leitores. Em 2012 retomou essa busca e em meados de finalizar seu primeiro livro, pretende ganhar seu lugar ao sol entre as editoras publicando nas "colunas e blogs" do site "Tudo Sobre Floripa" e no Blog Causos de Um Aspirante a Escritor (www.aspiranteaescritor.com.br).

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar