Por: Na Geral
Visualizações: 899

Bacopa Monnieri: Melhore sua concentração e acabe com problemas de memória

Saúde - 15/04/2021

Segundo a tradição da medicina ayurvédica, a Bacopa Monnieri, planta originária da Índia, “abre a porta para a consciência plena”.

Numerosos estudos clínicos confirmaram a sua atividade neuroprotetora e ansiolítica natural.

Ela fornece uma ajuda inestimável quando se trata de otimizar a concentração e a memória em condições estressantes nos jovens e prevenir o declínio da atividade mental nos idosos.

Bacopa monnieri: as propriedades
Bacopa monnieri tem sido uma planta amplamente utilizada na Índia há mais de 3.000 anos: conhecida como brahmi, suas propriedades mais conhecidas estão relacionadas ao cérebro.

Na Índia é considerada, de fato, a planta capaz de abrir a mente ao conhecimento, inclusive é utilizada como remédio contra doenças mentais.

O extrato desta planta, de delicadas flores brancas e folhas carnudas, contém um rico fitocomplexo, do qual derivam os benefícios.

Entre os princípios ativos estão a baco saponina, o ácido butírico e o beta-sisterol que atuam nas propriedades cognitivas e na memória. Além desses, também contém:

  • Flavonoides;
  • Saponinas;
  • Vitamina C;
  • Vários minerais (incluindo ferro, cálcio e fósforo).

A medicina chinesa também conhece os benefícios desta planta principalmente como um tônico adaptógeno, capaz de aliviar quaisquer problemas na esfera íntima masculina, como impotência ou ejaculação precoce.

Bacopa monnieri e Ginkgo Biloba
O Ginkgo Biloba é um composto considerado o símbolo da sabedoria por conta das suas propriedades terapêuticas. Ele vem de uma planta ancestral da China, rica em terpenóides e flavonóides.

E devido a sua função na estimulação cerebral, o Ginkgo Biloba é melhora o pensamento e aumenta a concentração. Além de evitar o surgirmento do cansaço mental em pessoas mais ativas.

E a Bacopa Monnieri por ser um neuroprotetor e antixidante, faz com que haja o aumento da dopamina e redução de zumbidos, o que geralmente causa em pessoas com TDAH.

Portanto, a junção dos dois suplementos pode ser essencial para a sua memória e concentração. E por serem excelentes suplementos naturais, não vai prejudicar a sua saúde.

Benefícios
1. Melhora a capacidade de aprendizagem
Bacopa monnieri tem um efeito benéfico no sistema nervoso: estudos mostram que sua ingestão pode melhorar a concentração.

Em um estudo com alguns alunos, este extrato mostrou melhorar o desempenho cognitivo da memorização.

O crédito fica por conta dos bacosides, um dos ingredientes ativos, que influenciam positivamente as células cerebrais e até ajudam na regeneração em caso de danos.

A Bacopa não ajuda a melhorar a memória apenas em estudantes, é útil também na prevenção de doenças neurodegenerativas, pois é capaz de melhorar a memória de curto e médio prazo em idosos.

2. Ajuda a relaxar
Os efeitos da planta também são positivos em caso de estresse e ansiedade: tendo propriedades adaptogênicas, é útil para recuperar o equilíbrio psicoemocional.

Como tônico, ajuda o corpo a responder com mais eficiência aos eventos que causam estresse.

Suas propriedades o tornam um ansiolítico natural, também atua regulando a serotonina, considerada o hormônio do bom humor, e ajudando a aliviar a insônia, especialmente quando causada por estresse, ansiedade ou preocupação constante.

3. Cuida da pele e do cabelo
Os efeitos desta planta também são perceptíveis na pele e no cabelo. É capaz de aliviar problemas dermatológicos, como psoríase e eczema e vermelhidão em geral, além de ter efeito restaurador na epiderme.

No cabelo fortalece as raízes e é útil na prevenção e no alívio da caspa. Se usado constantemente, pode prevenir o aparecimento de cabelos brancos.

4. É uma planta rica em antioxidantes
Rico em vitaminas e nutrientes, a Bacopa tem forte ação antioxidante, útil no combate aos sinais de envelhecimento prematuro causados pelo estresse oxidativo e os radicais livres.

Contraindicações
Nas dosagens recomendadas, o uso de Bacopa monnieri - que é encontrado em pó ou cápsulas - não tem efeitos indesejáveis particulares.

Em pessoas que sofrem de sensibilização para os componentes da planta, podem ocorrer náuseas, vômitos, boca seca e cólicas abdominais.

Embora a Bacopa Monnieri para crianças e adolescentes não tenha contra indicações específicas, é sempre preferível consultar o pediatra antes da administração em crianças com menos de 10 anos de idade.

E então, gostou do post de hoje? Está pensando em comprar Bacopa Monnieri para a concentração e problemas de memória?

Deixe seu comentário abaixo, e compartilhe este texto para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Na Geral
Autor: Mané da Bola
O blog na Geral vai trazer bastidores do futebol de Florianópolis e contar com o bom humor do nosso colunista, que não vai medir esforços para tentar ser engraçado diante da desgraça alheia futebolística. Embarque nessa e fique a vontade para interagir com a nossa equipe.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar