Por: Fala, Zanfra!
Visualizações: 2311

Branco e preto

29/05/2018

Parei o carro outro dia na frente de um prédio da avenida Campeche e um galalau de mais de metro e oitenta abriu a porta, sentou-se no banco do meu lado, cumprimentou-me com um aperto de mão e se acomodou como se estivesse em casa.

Era madrugada de sábado. Eu tinha ido buscar a mulher numa festa cheia de pós-graduandos e não estranhei a entrada do desconhecido: era possível que a esposa o conhecesse, que ele morasse para os lados de casa e ia aproveitar a carona.

Só quando ele disse que não tinha visto se meu carro era um Pálio é que me dei conta do engano: o rapaz tinha chamado um carro pelo aplicativo e achava que era eu a encomenda dele. Não estranhou que eu estivesse de bermuda e camiseta e com cara de sono.

Meu carro não é um Pálio, mas um Onix. Preto. Como à noite provavelmente todos os Onix são Pálio, principalmente depois de uma festa, relevei o engano, e expliquei que estava ali para buscar a patroa e que não era motorista do Uber. Ele se desculpou e desceu para esperar o Pálio, que chegou logo em seguida.

E era branco.

Fiquei me perguntando: será que o motorista contratado disse apenas que o carro dele era um Pálio e não disse a cor? Acho difícil. Quando me perguntam a placa de meu carro, eu digo, antes de qualquer coisa, que é um Onix preto. Se você é contratado para conduzir alguém e quer que esse alguém identifique seu veículo, você diz apenas que é um Pálio, ou que é um Pálio branco?

Esse mal-entendido me lembrou da piada de dois japoneses – um chamado Manuel e outro, Joaquim – que ganharam duas mulas e queriam diferenciá-las, para que um não pegasse a propriedade do outro: Manuel cortou uma ponta da orelha esquerda de sua mula, e Joaquim, coincidentemente, fez o mesmo com a sua; e então Manuel cortou a cauda do animal a uma certa altura, na mesma medida em que Joaquim deixou a cauda da sua... E foram indo, cortando aqui e ali, quando ficaram sem opções para diferenciar as mulas e Manuel teve um lampejo de genialidade:

“Não tem mais jeito! Agora você vai ter de se lembrar de que a sua é a branca e a minha é a preta!”

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar