Por: Tiago Buss
Visualizações: 2108

Como gastar menos no supermercado!

Negócios - 23/10/2013

Sabe quando você vai no supermercado no início do mês e vê aquele monte de gente, tudo lotado, com filas, aqueles carrinhos enormes, transbordando, cheios de produtos de todos os setores do mercado: carne, iogurte, leite, produtos de limpeza e assim por diante....

Você já parou para pensar por que o brasileiro tem o hábito de fazer o famoso rancho do início do mês? Isso é herança dos tempos de inflação, em que se recebia o salário e tinha que correr para as prateleiras do supermercado para comprar o máximo que conseguia, pois no dia seguinte, já não seria possível comprar aquela mesma quantidade de produtos.

Infelizmente herdamos essa cultura, que muitas vezes pode gerar prejuízo financeiro para nossa economia doméstica, agora em tempos de inflação controlada. Neste sentido, proponho algumas alternativas para perder esse hábito e equilibrar melhor os gastos com supermercado:

  • Os supermercados realizam promoções de setores específicos em alguns dias da semana, por exemplo: quinta da carne, terça das frutas... e assim por diante. Se tiver tempo, porque não aproveitar as oportunidades diárias?
  • Trocar de supermercados entre semanas, aproveitando as promoções de cada um e realizando pequenos estoques;
  • Fazer uma programação de consumo semanal, e comprar tudo que é necessário para esse período, principalmente produtos com validade baixa;
  • Para produtos com vencimentos mais longos, mesmo depois de abertos, pode-se comprar embalagens maiores com um custo relativo menor. Um bom exemplo são os produtos de limpeza;
  • Limitar os gastos, cuidar principalmente com aqueles itens comprados que não estavam na lista, que não parecem, mas pesam significativamente na conta final (chocolatinho, queijinho diferente, etc...)

Por fim, uma última dica: que tal usar do tempo disposto a ir ao mercado como uma forma de lazer, aproveitando para fazer um lanche e sair passear com a família?

Pense. Reflita. Faça o novo. Faça o diferente!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Buss
Saber lidar com o dinheiro é desafiante: o consumismo intenso, compras, promoções, diversidade, lançamentos, acabam fazendo com que queiramos sempre mais e mais. Surgem, então, algumas perguntas: como não entrar ou sair do vermelho? Como ter mais coisas e menos peso na consciência? Como conquistar a casa e o carro dos sonhos? E a educação financeira dos meus filhos? Economista, consultor, empresário, facilitador de cursos de planejamento financeiro, Tiago Buss descreve com linguagem clara e objetiva assuntos do dia a dia, refletindo sobre como transformar problemas financeiros em soluções para o bem estar.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar