Por: Tiago Buss
Visualizações: 1359

Comprar um imóvel ou ficar no aluguel?

04/02/2014

São frequentes os questionamentos sobre comprar um imóvel ou ficar no aluguel. E a resposta é: “DEPENDE”. Algumas análises devem ser feitas, tais como:

Pega-se o capital próprio (entrada) e o capital de terceiros (empréstimos dos bancos) e calcula-se o valor futuro (todos os valores devem estar em uma mesma base monetária), fazendo assim o fluxo de caixa. O valor da entrada poderia estar rendendo em um investimento financeiro, por exemplo, enquanto que os valores pegos como empréstimos em bancos recebem juros do financiamento, taxas administrativas e impostos.
Feito isso, deve-se atribuir a valorização esperada do Imóvel.

Adiciona-se também as estimativas dos custos com reparos e manutenções que são de responsabilidade do proprietário de um imóvel, custos esses que não incidiriam caso fosse um imóvel alugado.

Ao mesmo tempo, faz-se o fluxo de caixa do aluguel, com previsão de preços para os mesmos, normalmente acompanhando a valorização esperada para o imóvel. Adiciona-se o rendimento das aplicações financeiras do valor correspondente a entrada do financiamento.

Aquele que der o maior valor no horizonte de planejamento é o de melhor escolha!

Exemplo:

 

 

No exemplo, é viável comprar o imóvel.

Lembrando que há fatores não mensuráveis financeiramente, como a sensação de ter seu próprio imóvel ou a flexibilidade de morar de aluguel podendo mudar com facilidade, o que não acontece ao comprar um imóvel próprio, dentre outros fatores.

Pense. Reflita. Faça o novo. Faça o diferente!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Buss
Saber lidar com o dinheiro é desafiante: o consumismo intenso, compras, promoções, diversidade, lançamentos, acabam fazendo com que queiramos sempre mais e mais. Surgem, então, algumas perguntas: como não entrar ou sair do vermelho? Como ter mais coisas e menos peso na consciência? Como conquistar a casa e o carro dos sonhos? E a educação financeira dos meus filhos? Economista, consultor, empresário, facilitador de cursos de planejamento financeiro, Tiago Buss descreve com linguagem clara e objetiva assuntos do dia a dia, refletindo sobre como transformar problemas financeiros em soluções para o bem estar.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar