Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 1412

Contrato da SC Gás está no limite

Negócios - 19/08/2013

mapa_codesul.gif

Presente no evento do Codesul, nesta segunda-feira, na Fiesc, em Florianópolis, o presidente da SC Gás, Cósme Polêse, afirmou que o Brasil tem um contrato com a Bolívia para importação de 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Tal insumo é distribuído, pela Petrobras, para vários estados.

Santa Catarina tem um contrato com a Petrobras de 2 milhões de metros cúbicos por dia. “No mês de julho, nós entregamos 1,922 milhão de metros cúbicos ao mercado. Ou seja, já estamos no limite do nosso contrato, que vai até 2019”, disse Polêse.

Segundo ele, o Estado não pode ficar na indecisão porque tem necessidade de ampliar o volume de gás. “A Petrobras precisa adicionar um suprimento extra para nós ampliarmos nossos contratos”, afirmou.

Para isso, além de infraestrutura para aumentar a distribuição, é preciso também mais molécula, ou seja, gás. “O  preço do gás boliviano está 20% mais caro do que o gás nacional, como consequência da variação cambial. Essa equação impacta as indústrias do Sul. Nosso caixa está negativo e falta produto para ampliarmos a distribuição", destacou.

Pôlese disse que várias alternativas foram apresentadas para a Petrobras, entre elas, repotencializar o gasoduto Brasil-Bolívia para ampliar sua capacidade, criar um terminal de gás liquefeito em algum porto dos três estados do Sul para que o produto seja regaseificado e injetado na rede, e aproveitar o gás que está sendo queimado, na costa catarinense, onde há uma produção de óleo pela Petrobras.

“Todas requerem cinco anos, no mínimo, para serem executadas. Precisamos começar já”, ressaltou.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar