Por: Tiago Buss
Visualizações: 1358

Dezembro, mês de muitos gastos!

01/12/2013

Dezembro é marcado por muitas festas, muitos presentes, muita alegria. Mas ao encontro de tudo isso, vem o aumento dos gastos. Somando cada festinha, cada amigo secreto, cada happy hour, quando vemos, o dinheiro do mês já se foi.

A questão que surge é como equilibrar as festas com as finanças pessoais. Uma sugestão é o bom uso do décimo terceiro. Também organizar as despesas familiares é essencial, e caso tenha alguma dívida, o melhor é negociá-la e encontrar formas de pagamentos possíveis, mesmo que parceladas. O importante é sair do cheque especial e do pagamento mínimo do cartão de crédito.

Já para comprar os presentes de final de ano, é importante sair com a lista de compras, e tomar a decisão do que comprar em casa, estabelecendo os valores máximos de gastos. Nesse fato é importante lembrar que o que mais vale é a lembrança do presente e não o valor do mesmo, pois se você gastar muito com os outros, vai acabar perdendo o sono para pagar essas contas, e não é esse o intuito! Ah, e não é preciso participar de todos os amigos secretos, e muito menos presentear todos os conhecidos.

Quanto aos presentes para a família, principalmente filhos, antes de realizar a escolha dos mesmos é importante uma reunião familiar para discutir sobre finanças pessoais. Todos os integrantes da família precisam conhecer os gastos familiares, para usar do bom senso na hora de escolher o presente de final de ano.

Com as dívidas em dia, mesmo que não pagas integralmente, mas com a certeza que será possível pagá-las, e com uma lista de compras e de gastos máximos para dezembro, será possível desfrutar das festas de final de ano com mais alegria e menos peso na consciência.

Pense. Reflita. Faça o novo. Faça o diferente!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Buss
Saber lidar com o dinheiro é desafiante: o consumismo intenso, compras, promoções, diversidade, lançamentos, acabam fazendo com que queiramos sempre mais e mais. Surgem, então, algumas perguntas: como não entrar ou sair do vermelho? Como ter mais coisas e menos peso na consciência? Como conquistar a casa e o carro dos sonhos? E a educação financeira dos meus filhos? Economista, consultor, empresário, facilitador de cursos de planejamento financeiro, Tiago Buss descreve com linguagem clara e objetiva assuntos do dia a dia, refletindo sobre como transformar problemas financeiros em soluções para o bem estar.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar