Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 2478

Floripa sedia encontro nacional de Economia

Negócios - Religião - 11/07/2013

eneco_face.jpgConhecer os meandros da Economia não é assunto fácil. Mas para quem gosta de desafios, uma excelente oportunidade está batendo à porta da capital catarinense. Florianópolis vai sediar o Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco 2013) e o Congresso Latino-americano de Estudantes de Economia, entre os dias 4 e 10 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema deste ano é Nuestro Norte es el Sur: o papel do Brasil na integração Latino-americana e vai contar com a participação de estudantes e profissionais de Economia de todo país e da América Latina.

O ENECO 2013 tem como objetivo promover a reflexão crítica dos estudantes. Estimular a capacidade transformadora e criativa, dada a reflexão crítica a partir de sua realidade econômica política e cultural, tornando-o agente propositivo de mudança. Além de workshops, o evento terá palestras com importantes nome da Economia mundial.

Samuel Pinheiro Guimarães, um dos mais importantes diplomatas brasileiros na atualidade, vai falar sobre Política Externa Brasileira e a América Latina. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963, Samuel ingressou no Itamaraty ainda na década de 1960. É também mestre em Economia pela Boston University (1969).

Ao lado de intelectuais como Ruy Mauro Marini, André Gunder Frank e Theotonio dos Santos, Vânia Bambirra pertence ao grupo formulador da Teoria Marxista da Dependência, uma crítica aos processos de reprodução do subdesenvolvimento na periferia do capitalismo, desenvolvida especialmente durante os anos 1960. Vânia vai coordenar a palestra Integração Latino-Americana: Uma Saída ao Subdesenvolvimento?.

O Papel da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho será tema da palestra de Antony Peter Mueller, da Alemanha, economista formado pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, fundador do Continental Economics Institute e diretor acadêmico do Instituto Ludwig von Mises Brasil.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), José Eustáquio, também será palestrante, abordando o tema Império da Soja: A situação da Agricultura Latino-Americana. Eustáquio é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na área governamental, possui experiência de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas.

Confira o cronograma e todas as informações do evento aqui.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar