Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 1313

Gás estratégico para SC

Negócios - 19/08/2013

mapa_codesul.gif

Os estados do Sul são os únicos dependentes exclusivamente de gás natural boliviano, o que limita o desenvolvimento da região.

Em documento encaminhado à Petrobras pelos membros do Codesul, os governadores sugerem alternativas para construir, num dos portos dos três estados do Sul, uma estação de recepção e de distribuição do gás natural nacional.

“É interessante que a nós tenhamos essa opção porque o gás boliviano é em dólar e encareceu muito. E o gás natural é uma energia estratégica fundamental, há uma procura muito grande. Por isso temos que oferecer na quantidade necessária. É estratégico para nosso crescimento”, disse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, durante a coletiva após reunião do Codesul.

Colombo admitiu que já existem empresas sendo prejudicadas pela falta de gás natural. O governador disse, ainda, que há um estudo tramitando na Petrobras, em articulação com grandes multinacionais coreanoas, que propõe terminal de recepção de gás sólido para regaseificá-lo e colocá-lo na rede.

"Essa possibilidade ainda está sendo estudada. Temos várias alternativas, mas precisamos ter um retorno da Petrobras. Se ela não tomar nenhuma atitude ou implementar algum desses planos, seguramente teremos um crise na produção industrial em função de energia nos próximos dois, três anos", afirmou o governador de Santa Catarina.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar