Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 2016

Instituto Ideal, de Floripa, é único catarinense na Intersolar South America

Negócios - 19/09/2013

estande3.jpg

As discussões do segundo dia da Intersolar South America foram abertas com o diretor técnico do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal), de Florianópolis, Ricardo Rütter. O pós-doutor em sistemas solares fotovoltaicos, que também é coordenador do Laboratório de Fotovoltaica da Universidade Federal de SC, tratou da situação e das expectativas das usinas solares no Brasil e de projetos desenvolvidos pelo Laboratório da UFSC. O Ideal é apoiador oficial da Intersolar e é a única organização catarinense que participa da versão sul-americana do evento que é líder no mundo no setor de indústria de energia solar. A Intersolar ocorre até esta sexta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na sexta-feira, a gerente de projetos do Ideal, Paula Scheidt, abordará as ferramentas de disseminação da energia fotovoltaica para consumidores no Brasil, enquanto Rütter vai expor as tendências no desenvolvimento e políticas para esse tipo de energia na América Latina. Ontem, o presidente Mauro Passos trouxe para a conferência perspectivas de mercado no setor energético em países latino-americanos.

No espaço da feira, há um estande onde são apresentados os principais projetos do Ideal. Entre esses trabalhos estão o Simulador Solar, programa que permite o cálculo da potência de um gerador de eletricidade fotovoltaica, o Fundo Solar, apoio financeiro para a instalação de microgeradores fotovoltaicos, e o Selo Solar, que certifica empresas consumidoras desse tipo de energia. As iniciativas integram o projeto América do Sol do Ideal.

O que é a Intersolar

A Intersolar é realizada há 20 anos e já tem versões nos quatro continentes. O evento é uma oportunidade para saber as novidades no mercado na produção de energia fotovoltaica e térmica, além de reunir métodos de planejamento e financiamento de projetos. Nesta edição da Intersolar South America, são esperados 60 palestrantes, além de 70 expositores, em um total de 600 participantes.

O Brasil é uma das apostas da feira por ser considerado o mercado mais importante de energia solar na América do Sul, com uma população de quase 200 milhões de habitantes e um índice de radiação solar anual de 2.353 quilowatts-hora (kWh) por metro quadrado. Desde 2012, o país também conta com um sistema de compensação de energia (recebimento de créditos em kWh pela energia gerada e devolvida à rede) lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para fomentar a geração distribuída a partir de fontes renováveis no país.

A conferência é organizada pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e Aranda Eventos & Congressos Ltda.

Saiba mais clicando aqui.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar