Por: Tiago Haubert
Visualizações: 1510

Lançamento nacional - 11/3 as 19 horas no CIC - “Alice através do espelho” da autora Cynthia Costa

07/03/2016

Lançamento nacional de “Alice através do espelho”, continuação da saga de “Alice no país das maravilhas”, será nesta sexta-feira, com sessão de autógrafos no CIC

 

Dois meses antes da nova superprodução da Disney, “Alice through the looking glass”, chegar aos cinemas de todo o mundo, a continuação da lendária saga da menina Alice será antecipada, em Florianópolis, aos fãs fervorosos de Lewis Carroll. Especializada em traduções de clássicos, a editora Poetisa elegeu o Centro Integrado de Cultura para o lançamento nacional da edição de luxo de “Alice através do espelho e o que ela encontrou lá”. Comercializada com exclusividade pela Saraiva, a obra será autografada nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 19h, pela tradutora Cynthia Beatrice Costa.

     Obra-prima da literatura, “Alice no país das maravilhas” foi um sucesso fulminante desde seu lançamento, em 1865. Reverenciado por crianças, jovens e adultos, o então professor de Oxford, Lewis Carroll, se encorajou a lançar “Alice através do espelho” seis anos mais tarde, em 1871, mantendo no enredo os mais emblemáticos personagens da trama: as rainhas Vermelha e Branca, o Chapeleiro Maluco, os irmãos Tweedledee e Tweedledum e, obviamente, a irresistível protagonista de aventuras fantásticas.

     Passados 150 anos, Alice segue contabilizando admiradores mundo afora, entre eles a própria tradutora, que desde o Mestrado na USP dedica-se a “abrasileirar” as rimas, a melodia e o notório bom humor carrolliano. “Escrever em português um texto à altura de Carroll foi como atravessar um espelho e adentrar um país de charadas linguísticas e nonsense”, confessa Cynthia, que já traduziu mais de 50 obras do inglês e do francês e conclui neste semestre o Doutorado em Estudos da Tradução, na UFSC.

     A tradução integral de “Alice através do espelho” inclui o instigante poema “Jabberwocky”, que já rendeu boas dores de cabeça a tradutores notórios como Monteiro Lobato, Sebastião Uchoa Leite e Augusto de Campos, responsável por eternizar os versos no Brasil sob o título “Jaguadarte”. Cynthia, que traduziu a obra nos Estados Unidos, enquanto atuou como pesquisadora da Universidade de Yale, optou, neste caso, pela fidelidade ao título original do poema.

     Nos cinemas, “Alice through the looking glass” traz no elenco a vencedora do Oscar Anne Hathaway e o indicado ao Oscar justamente por sua atuação em “Alice no país das maravilhas”, Johnny Deep. A intérprete de Alice, mais uma vez, é Mia Wasikowska, e a direção de arte está a cargo de Dan Hennah, da saga “O Senhor dos anéis”. A responsabilidade de lançar em papel uma história que, há gerações, já povoa o imaginário popular por conta de sua forte presença na sétima arte, levou a designer MarcelaFehrenbach a se superar nesta edição para a Poetisa.

     Além das ilustrações propriamente ditas, cada página é interativa, compondo com fontes, ícones, cores e efeitos um labirinto onde o leitor se delicia, sem pressa de chegar ao final. Ousada e instigante, a diagramação torna este clássico da literatura um artigo de colecionador. No CIC, além de “Alice através do espelho”, a R$ 59,90, a editora Poetisa irá comercializar seus títulos infantis mais recentes como “Cinzarela”, “Bela e a fera” e “O coelho de veludo”.

 

 

SERVIÇO:
Noite de autógrafos de ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO (à venda por R$ 59,90)
Data: 11 de março, sexta-feira, das 19 às 22h
Local: Centro Integrado de Cultura, rua Irineu Bornhausen, 5.600 – Florianópolis.

 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Haubert
Blog com o intuito de compartilhar informações ligadas à literatura catarinense e brasileira. Nesse espaço, também transcreverei minha jornada de aspirante a escritor, onde trarei entrevistas com autores, dicas e aprendizados àqueles interessados em publicar seus livros e relatarei histórias cotidianas na busca a esse sonho de me tornar um escritor profissional de ficção. Caso o leitor queira divulgar seu trabalho, livro, conceder entrevista e contribuir com materiais ligados, favor entrar em contato com tiagohaubert@hotmail.com. Vamos apoiar escritores nacionais! Tiago Haubert é um aspirante a escritor e manezinho sonhador. Começou a escrever aos 13 anos e, pelas circunstâncias da vida, deixou o projeto de lado até se formar em Direito pela UFSC no ano de 2009. Nesse meio tempo, virou advogado e empresário dono da marca de roupas FORS, mas nunca esqueceu aquele sonho de um dia conquistar leitores. Em 2012 retomou essa busca e em meados de finalizar seu primeiro livro, pretende ganhar seu lugar ao sol entre as editoras publicando nas "colunas e blogs" do site "Tudo Sobre Floripa" e no Blog Causos de Um Aspirante a Escritor (www.aspiranteaescritor.com.br).

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar