Por: Blog do Léo Silvano
Visualizações: 1804

LHS e as eleições de 2018

17/05/2015

Depois de algum tempo de inatividade, retorno para o meu blog pessoal e a replicação no sites http://www.tudosobrefloripa.com.br

.

No último domingo dia 10 de maio, o Senador Luis Henrique da Silveira, faleceu vítima de um infarto em sua residência em Joinville. Sem sombra de dúvida, LHS era o maior líder do PMDB e conduzia geralmente o partido na direção que ele entendia ser a melhor. Isso ficou claro nas duas eleições de Raimundo Colombo, que ele cumpriu a sua palavra e vontade, firmando a parceria com o atual Governador, apesar de muitas resistências internas.

A convivência entre PSD e PMDB nunca foi das mais tranquilas e cabia ao Senador, atuar como um intermediário nas orientações ao Governador e na condução interna do partido nos momentos de crises. Após as declarações do Vice Governador que não mandava nada nesse governo, LHS estava tratando de acalmar os ânimos de ambos os lados, mas ele não teve tempo para cumprir essa tarefa.

Agora as peças do tabuleiro retornam as suas posições iniciais e as negociações tendem a ser muito mais complexas. Fato é que pelo acordo existente, o PMDB deve colocar o candidato ao Governo em 2018. O preenchimento das demais vagas, Vice e duas para o Senado, dependem das negociações para compor a chapa, mas a tendência é que o Vice e uma vaga ao Senado sejam do PSD e a última vaga ao Senador, seria para atrair mais um partido, que na visão de LHS poderia ser o PSDB.

Não se pode ignorar o impacto que as eleições municipais de 2016 causarão em 2018, afinal foram as eleições de 2012, que iniciaram o distanciamento entre PSD e PMDB. Acredito que PSD-PP-PSDB serão as principais coligações nas cidades e que pode se traduzir para 2018.

Importante também salientar que dentro do PMDB, o espaço deixado por Luis Henrique será objeto de disputa pelos outros grupos já definidos. Eduardo Moreira irá enfrentar Mauro Mariani e Dário Berger nesse primeiro momento, pelo controle da base do partido, e caso Mariani e Berger levem esse comando, é inegável que ocorrerá uma disputa entre os dois em um segundo momento.

PSD com João Paulo Kleinubing, João Rodrigues, Gelson Merísio e Raimundo Colombo, PSDB com Paulo Bauer, Leonel Pavan e Marco Tebaldi, PP com o casal Amin, PR com Jorginho Melo, PSB com Paulinho Bornhausen, PMDB com Mauro Mariani, Dário Berger, Eduardo Moreira, PT com Pedro Uczai e Cláudio Vignatti, são os nomes que despontam para compor as chapas em 2018.

Agora é o momento que cada partido irá mexer as suas peças e aguardar o movimento dos demais, para assim definir quem estará com quem. O fato é que a morte de LHS abriu o mapa de análises e possibilidades de uma maneira enorme.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Blog do Léo Silvano
Sem rodeios e direto ao ponto, mas com responsabilidade. Trazendo para a linguagem popular os assuntos da nossa sociedade. Leonardo Silvano, possui 17 anos de experiência ligado ao setor político e é conhecido por sempre se posicionar em todos os assuntos. O Blog do Léo Silvano, fala de tudo um pouco e procura principalmente despertar o senso de responsabilidade de cada cidadão. Possui um foco maior na cobrança e análises das ações do Poder Público, mas jamais se furta de tecer comentários sobre o que também está na boca do povo.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar