Por: Blog do Léo Silvano
Visualizações: 1561

Mais uma morte, mais um menor e a mesma polêmica

25/05/2015

Semana passada um médico foi assassinado no Rio de Janeiro, por um menor armado com uma faca que tentou lhe roubar a bicicleta. Além de alguns pontos que chamam a atenção do crime, como a localização em conhecido ponto turístico e o uso de arma branca, o tema da redução da maioridade novamente vem à tona.

Os grupos que defendem e os que são contrários a redução se engalfinham na luta por comprovar que a sua linha de pensamento é a melhor para esse tema.

Apesar de que os contrários afirmam que não se refletiu diminuição da prática de crimes nos países que reduziram a maioridade penal, bem como que a porcentagem dos delitos praticados serem baixa, eu tenho um pensamento diferente.

Estamos diante de um caso de hemorragia onde dois grupos de médicos discutem se o melhor é fazer um torniquete ou somente pressão no local ou ainda se deve ser feito transfusão de sangue enquanto a hemorragia continua. O fato é que o sangramento deve ser estancado, não importa de que maneira para que a pessoa possa sobreviver.

Infelizmente a hemorragia é a quantidade de crimes cometidos por menores e que deve ser contida e nesse momento a redução da maioridade penal no meu entendimento, é necessária. Não que seja a melhor opção referente ao tema, mas é a mais premente.

Claro que a inserção social das classes mais necessitadas, melhoria nos serviços básicos de saúde, melhoria na qualidade das escolas, qualificação para o mercado de trabalho, seriam as alternativas que forneceriam os melhores resultados, mas aí estamos falando de anos e anos de investimento.

Somente reduzir não é a solução, sem uma estrutura adequada para o recebimento desses jovens, onde eles sejam obrigados a estudar e trabalhar, mesmo sabendo que estamos longe dessa realidade até mesmo no atual sistema prisional.

Também entendo que temos legislação suficiente para a punição à todos, contudo a forte atuação dos Direitos Humanos, sempre busca passar a mão na cabeça do criminoso e por isso que a única coisa que é consenso na questão da criminalidade é que algo precisa ser feito.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Blog do Léo Silvano
Sem rodeios e direto ao ponto, mas com responsabilidade. Trazendo para a linguagem popular os assuntos da nossa sociedade. Leonardo Silvano, possui 17 anos de experiência ligado ao setor político e é conhecido por sempre se posicionar em todos os assuntos. O Blog do Léo Silvano, fala de tudo um pouco e procura principalmente despertar o senso de responsabilidade de cada cidadão. Possui um foco maior na cobrança e análises das ações do Poder Público, mas jamais se furta de tecer comentários sobre o que também está na boca do povo.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar