Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 3361

Números alarmantes do desperdício

Negócios - 16/09/2013

alimentos_jogados_fora_mosaico1.jpg

Os números do desperdício no Brasil são alarmantes. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos. Diariamente, são desperdiçadas 39 mil toneladas, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.

O deputado federal catarinense Jorginho Mello (PR) apresentou um projeto de lei que pretende ser um instrumento de combate a esse desperdício e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, a proposta, que institui o selo Estabelecimento Sustentável.

“De acordo com o Instituto Akatu, aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Então, nosso objetivo é conceder uma distinção a quem mudar os hábitos de manuseio e preparo de alimentos para que a nação possa ter estatísticas menos vergonhosas nessa questão do desperdício,” argumenta Jorginho.

A ideia do projeto é conferir a distinção a bares, restaurantes e mercados que adotarem medidas visando a reduzir o desperdício de alimentos. A concessão do selo será feita pelo órgão federal de Turismo por solicitação dos proprietários dos estabelecimentos e terá validade de dois anos, quando os órgãos competentes vão reavaliar as condições dos estabelecimentos para averiguar se eles manterão a distinção ou não.

A matéria tem caráter terminativo. Se passar pelas Comissões de Finanças e Constituição e Justiça da Câmara, vira lei.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar