Por: Tiago Buss
Visualizações: 1394

Pequenas Escolhas & Grandes Negócios!

24/09/2013

Recentemente tive a incumbência de ir ao mercado para comprar um creme de leite, e o que parecia ser uma tarefa simples, acabou se mostrando bastante complicada.

Estava tudo certo até o momento em que cheguei na frente da prateleira que continha o dito creme de leite. Que susto levei eu, ao ver tamanha variedade de produtos em um mesmo lugar, e tendo em vista minha ignorância culinária, me surgiram as seguintes dúvidas:

  •  “Qual creme de leite será o melhor? E a relação custo-benefício...”
  •  “O do rótulo mais bonito não é o mais caro, que estranho...”
  • “Esse aqui vem com uma receita, quem sabe vale a pena...”
  • “Por que será que os de latinha são tão mais caros?”
  • “Essa marca eu sei que é boa, essa outra eu nunca ouvi falar, mas está bem mais barata...”
  • “Light? Sério? Creme de leite não é a gordura do leite?”

Hoje em dia, é interessante a variedade de oferta, e consequentemente, a dificuldade para realizar as compras para quase todos os itens do supermercado. Antigamente, bastava ir comprar Royal e não fermento para pão, ou Maisena, já que não se falava amido de milho, Omo e não sabão em pó, Sucrilhos e não cereal, Nescau e não achocolatado em pó, e assim a lista continua...

Desta forma surge a pergunta: Com tantas empresas e novas marcas no mercado disputando espaço nas prateleiras, como saber qual possui o melhor custo-benefício? Será que é interessante realizarmos diversas pesquisas para descobrir qual a melhor opção?

No caso do creme de leite, eu acabei escolhendo o mais famoso, aquele que minha mãe usava, pois desta forma eu tinha a certeza de que não erraria, mas paguei mais caro por isso. Mas será que eu fiz a escolha certa? Fiquei pensando em quantas coisas comprei ao longo da minha vida sem analisar de fato as várias opções que me eram oferecidas, escolhi o mais caro pelo tradicional, pelo conhecido.

Essa situação se repete na nossa vida, pois muitas vezes nos deixamos levar pelo conhecido, com medo de experimentar o novo, e isso acaba nos cobrando um preço mais alto. Porque não experimentar uma marca nova, um supermercado novo, ou ir a feira, ou ainda quem sabe fazer compras pela internet? Realmente a gama de opções é imensa, mas só saberemos mesmo qual a melhor opção para nós se experimentarmos. E se o creme de leite de outra marca for inferior, paciência, voltarei para o tradicional, o que importa é que em algum momento, eu busquei a melhor solução.

Pense. Reflita. Faça o novo. Faça o diferente!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Buss
Saber lidar com o dinheiro é desafiante: o consumismo intenso, compras, promoções, diversidade, lançamentos, acabam fazendo com que queiramos sempre mais e mais. Surgem, então, algumas perguntas: como não entrar ou sair do vermelho? Como ter mais coisas e menos peso na consciência? Como conquistar a casa e o carro dos sonhos? E a educação financeira dos meus filhos? Economista, consultor, empresário, facilitador de cursos de planejamento financeiro, Tiago Buss descreve com linguagem clara e objetiva assuntos do dia a dia, refletindo sobre como transformar problemas financeiros em soluções para o bem estar.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar