Por: Tiago Buss
Visualizações: 1394

Por que muitas vezes somos compulsivos para comprar?

Negócios - 30/01/2014

“Somente quem teve uma infância com traumas, saturada de perdas e frustações adoeceria, desenvolveria transtornos psíquicos e psicossomáticos. Pobre ENGANO!”.

De acordo com as palavras de Augusto Cury, até pessoas que tiveram uma infância feliz e sem traumas (aparentemente), tendo o privilégio de ter pais amorosos e generosos, podem ter problemas para controlar a sua mente na vida adulta.

Essa falta de controle faz com que tenhamos dificuldade em lidar com nossas emoções e muitas vezes acabamos não conseguindo agir de forma racional. Essa é uma situação muito comum quando realizamos compras, independentemente do valor a ser gasto, seja ao ir ao supermercado, comprar um sapato novo ou trocar de carro.

Em muitas dessas situações, sabemos que compramos mais do que o necessário, mas o estranho é que o arrependimento só aparece horas depois, ou quem sabe até no momento de passar o cartão, quando acaba vindo aquela pergunta à cabeça: “será que é mesmo necessário?”, o que não impede de finalizar a compra.

O que você deve fazer para mudar essa situação? Confesso que não sei, afinal, é sua mente que está agindo fora da sua própria racionalidade. O que posso sugerir é criar um hábito ao comprar qualquer coisa, fazendo as seguintes perguntas a você mesmo: Tenho dinheiro? O preço está bom? Preciso agora? Tornar essa reflexão um hábito aumenta em muito, as chances de você realizar apenas compras racionais, diminuindo assim o “peso na consciência” e a conta do cartão de crédito.

Pense. Reflita. Faça o novo. Faça o diferente!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tiago Buss
Saber lidar com o dinheiro é desafiante: o consumismo intenso, compras, promoções, diversidade, lançamentos, acabam fazendo com que queiramos sempre mais e mais. Surgem, então, algumas perguntas: como não entrar ou sair do vermelho? Como ter mais coisas e menos peso na consciência? Como conquistar a casa e o carro dos sonhos? E a educação financeira dos meus filhos? Economista, consultor, empresário, facilitador de cursos de planejamento financeiro, Tiago Buss descreve com linguagem clara e objetiva assuntos do dia a dia, refletindo sobre como transformar problemas financeiros em soluções para o bem estar.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar