Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 1732

SC investe em aplicativo para acesso a exames hospitalares

Negócios - Tecnologia - 18/07/2013

qr_code_exames.jpgO Estado está investindo em uma nova tecnologia para facilitar e aumentar a rapidez no acesso a exames hospitalares, beneficiando tanto o paciente quanto o médico. O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, é a primeira unidade hospitalar, em Santa Catarina, a se beneficiar com essa inovação, que é a visualização de exames médico-hospitalares em qualquer lugar, pelo celular, tablet ou outro dispositivo móvel que possua câmera e acesso à internet.


Segundo Harley Miguel Wagner, supervisor de telediagnóstico da Telemedicina, é preciso instalar um aplicativo no aparelho celular para leitura do “QR Code”, que é um código de barras facilmente escanerizado pela maioria dos telefones móveis equipados com câmera e acesso à internet. “O código é convertido em um endereço na internet e, então, é possível visualizar o laudo e imagens que constam no exame do paciente”, explica.


Essa e outras inovações que o hospital infantil já vem utilizando há quatro anos só foram possíveis a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a implantação do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Entre outros benefícios, o sistema tem o objetivo de armazenar todos os exames realizados nos hospitais públicos estaduais num único sistema eletrônico, o portal da Telemedicina. Também foi dado suporte a equipamentos de imagens médicas, possibilitando aos pacientes, médicos e demais profissionais da saúde o acesso a essas informações.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar