Por: Conexão BrasILHA
Visualizações: 1471

Varejo surpreende em julho

Negócios - 13/09/2013

vitrines_desconto.JPG

As vendas do varejo surpreenderam até o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que comemorou o resultado positivo para garantir a estimativa do governo de crescimento da economia brasileira.

Em julho, as vendas do comércio aumentaram 1,9% no varejo restrito, que não inclui veículos nem materiais de construção, e tiveram alta de 0,6% no ampliado, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.

Com isso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), elevou a estimativa do ano de 2,8% para 4,2%, ressaltando que, ainda assim, será o pior resultado do setor desde 2003. No ano passado, o varejo cresceu 8,4%, mesmo com o PIB de apenas 0,9%.

Os líderes do movimento lojista classificaram o desempenho como uma “surpresa positiva”. Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, o resultado é muito bom, mas existe uma hipótese de que tenha sido motivado pelo efeito base do mês de junho, quando boa parte do comércio teve que fechar as portas por conta da forte onda de manifestações que correram o país e pelos vários feriados decretados em função da Copa das Confederações.

“O resultado é ótimo, mas comércio pode acompanhar a tendência da indústria, que cresceu e logo depois recuou. Temos que aguardar desempenho de agosto, que vai mostrar se existe uma tendência de recuperação para o segundo semestre ou se esse resultado é um pico passageiro”, ponderou o catarinense Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Conexão BrasILHA
Conexão BrasILHA Por Simone Kafruni, de Brasília – A coluna é uma análise sobre o impacto das decisões nacionais na Grande Florianópolis, com foco nos fatos locais que movimentam a economia da região. – Simone Kafruni atuou por 15 anos em Santa Catarina como jornalista especializada em Economia, o que lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, entre eles, o Prêmio Esso Regional Sul. Trabalhou nas redações do Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Catarinense. Hoje, na Capital Federal, segue atenta às novidades e aos fatos econômicos que transitam entre a Grande Florianópolis e o Planalto Central. – Produção: Angela Cristina Martins (conexaobrasilha@gmail.com)

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.

Blogueiros & Colunistas

Voltar