Comunidade, Cultura, Eventos, Geral, Religião, São José - 14 Mai 2018 16:35

São José: 168ª Festa do Divino Espírito Santo reúne fiéis no Centro Histórico

A festa termina nesta segunda-feira (14), com a celebração da Santa Missa de Ação de Graças e apresentação dos festeiros de 201
Por: Direto da Redação TSF
 
São José: 168ª Festa do Divino Espírito Santo reúne fiéis no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

A 168ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de São José reuniu fiéis no final de semana, no Centro Histórico da cidade, para celebrar a fé e resgatar as tradições da cultura açoriana. Reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade, a festa termina nesta segunda-feira (14), com a celebração da Santa Missa de Ação de Graças e apresentação dos festeiros de 2019, a partir das 19h.

Confira aqui um álbum com imagens da festa do Divino

A programação do fim de semana contou com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont, de secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade, que acompanharam os tradicionais cortejos da Família Imperial, as missas realizadas na Igreja Matriz e as apresentações artísticas e musicais que embalaram o público enquanto os pratos eram servidos nas barracas do entorno da Igreja, da Praça Hercílio Luz e do Beco da Carioca. 
 
- A Festa do Divino é uma festa da comunidade e todos os anos agrega às famílias o sentimento da fraternidade e da caridade. É também a base da nossa identidade histórica e cultural ao permitir que as nossas tradições mantenham-se sempre vivas dentro do coração de cada um de nós -, lembrou a prefeita Adeliana Dal Pont, que esteve à frente da preparação do Divino Risoto em uma das barracas da festa.   

A receita preparada pela prefeita Adeliana recebeu muitos elogios e foi aprovada por aqueles que provavam o prato especial feito à base de carne ou legumes.

- O risoto está mesmo divino, uma verdadeira delícia com um gosto incrível e muito bem temperado. Foi aprovadíssimo por toda a minha família -, comentou Carolini de Bona Portão, de 38 anos.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Este ano, a Festa do Divino de São José foi organizada por um grupo imperial de sete casais festeiros e a abertura oficial da festa ocorreu na noite de sábado (12), com a saída do cortejo da Família Imperial e a celebração da Santa Missa Solene, na Igreja Matriz do Centro Histórico.

- É maravilhoso manter nossa fé e religiosidade em torno do Espírito Santo, assim como as tradições do povo açoriano, a nossa história e a reunião das famílias em torno desta importante festividade -, comentou o coordenador do Conselho Paroquial Pastoral, vereador Moacir da Silva, ao lembrar que a renda arrecadada na festa será revertida às pastorais. 

A grande participação de crianças e jovens também chamou a atenção remetendo ao fato de que este público continuará a preservar a tradição da Festa do Divino no futuro.

- Esta é a primeira vez que faço parte do cortejo e está sendo uma experiência muito legal. Estou sentindo uma emoção muito grande e muita felicidade por estar aprendendo a cada ato como a importância da gente manter nossa fé e ser grato -, contou Eduarda Diehl, de 10 anos. 

- Desde criança frequento a festa, pois meu pai sempre trabalhou aqui. E a cada ano que passa, fico mais apaixonada, sinto como se fosse uma festa da nossa família e nutro este sentimento para sempre contribuir com sua realização fazendo com que ela perpetue ao longo dos anos -, disse Silvana Santos, de 44 anos. 

No domingo (13), a programação começou às 9h com o cortejo da Família Imperial seguido da Santa Missa Solene às 9h30min. Durante o período vespertino foi realizada uma tarde de prêmios e após a saída do cortejo da Família Imperial foi realizada a Santa Missa Solene. 

Nesta segunda-feira (14), às 19h30min, o cortejo da Família Imperial abre a programação do último dia da festa. A partir das 20h, terá início na Igreja Matriz, a Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Na ocasião, também serão apresentados os festeiros de 2019, além da realização de um sorteio e entrega de prêmios.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar