Comunidade, Cultura, Geral, Guarani de Palhoça - 23 Mar 2018 19:50

Professora visita colônia italiana fundada por seu tetravô há 182 anos

Mais antiga colônia de italianos do Brasil fica em São João Batista
Por: Direto da Redação TSF
 
Professora visita colônia italiana fundada por seu tetravô há 182 anos Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)

Tetraneta do fundador da mais antiga colônia de italianos do Brasil, a professora gaúcha Soraia Schutel conheceu nesta sexta-feira (23) o local onde isso aconteceu: a Colônia Nova Itália, fundada por Henrique Schutel com a colaboração de Carlo Demaria em 1836, no município de São João Batista, Grande Florianópolis.

Ao lado do irmão, Henrique Schutel,de 34 anos, da mãe, Margareth Niehues de Farias Schutel, Soraia, de 37 anos, se emocionou ao conhecer uma senhora que no próximo dia 12 de abril completará 105 anos. Trata-se de Bernardina Angeli Fagundes, dona Dinha, a mais velha descendente ainda dos 132 primeiros colonos.

Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)
Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)

O passeio dos descendentes de Schutel incluiu uma parada na capela de São José, o protetor dos moradores de Nova Itália. Lá, Soraia, que fala italiano e mais duas línguas fluentemente, confessou que jamais imaginou ter descendência italiana.

Acabou gravando duas mensagens, uma em italiano e outra em português solicitando ao presidente Michel Temer a revogação da lei n° 13617 de 11 de janeiro de 2018. Ela transferiu da Colônia Nova Itália para o município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de berço da colonização italiana no Brasil.

Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)
Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)

Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)
Foto: Antonio Carlos Mafalda / Divulgação)

Por Imara Stallbaum, de São João Batista.

(


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar