Esportes, Eventos, Florianópolis - 01 Fev 2018 19:34

Abertura do 29º Circuito Oceânico teve estreia de medalhista olímpico

Paulão, medalha de ouro em Barcelona (92), fez sua estréia numa competição de vela
Por: Direto da Redação TSF
 
Abertura do 29º Circuito Oceânico teve estreia de medalhista olímpico (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action / Divulgação)

A abertura do 29º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, nesta quinta (1º), em Jurerê, Florianópolis, teve como principal destaque o Itajaí Sailing Team. A raia teve regatas de percurso para todas as classes. De acordo com as condições de vento, a comissão promoveu três disputas simultâneas com percursos diferentes de acordo com o perfil das embarcações.

Os veleiros das classes ORC e IRC percorreram 42 milhas náuticas, enquanto os barcos das categorias RGS e HP-25 fizeram o percurso intermediário, 25 milhas, e os veleiros das classes Bico de Proa, RGS Cruzeiro e Multicascos cumpriram a distância de 21 milhas náuticas. A largada do primeiro dia ocorreu às 11h com vento do quadrante sul/sudeste soprando de forma moderada, entre 8-10 nós. Desde o início, o Itajaí Sailing Team mostrou que era um dos favoritos e com uma ótima largada começou a abrir frente aos adversários.

- O dia foi fantástico. Conseguimos largar muito bem e conseguimos chegar na Ilha do Francês antes da calmaria de vento. Lá fora (Ingleses e Santinho) tinha bastante vento e a nossa velejada foi incrível. A tripulação está de parabéns -, comemorou Marcelo Gusmão, comandante do Itajaí Sailing Team.

Essa vitória também é vista pelos velejadores como uma recompensa à todo um trabalho que vem sendo realizado desde que o IST entrou no circuito da vela e um estímulo para as demais regatas. O foco da equipe agora é manter também a liderança nas outras cinco regatas barla-sota que compõem a edição de 2018 do Circuito Ilha de Santa Catarina. Duas delas serão realizadas nesta sexta-feira, 02, com largada a partir das 12h.

- A equipe está muito bem entrosada, o barco recebeu alguns investimentos, está em excelentes condições e as expectativas para as demais etapas são as melhores possíveis -, acrescenta Gusmão.

O primeiro lugar entre todas as embarcações das classes ORC e IRC rendeu ao Itajaí Sailing Team o Troféu Fita Azul, dado ao veleiro que cruza a linha de chegada à frente dos demais. Na classe IRC, o Itajaí Sailing Team foi o vencedor seguido por Zeus Team e Mahalo, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Já na ORC, o carioca Ângela Star VI foi o melhor após o tempo corrigido, seguido por Stand By Me e Catuana Kim.

Já na regata com 25 milhas, destinada as classes HPE-25 e BRA-RGS, Força 12 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Comandados por Arno Juk, a embarcação da classe HPE-25 fez uma regata bastante consistente e teve como diferencial o entrosamento da tripulação.

- Nossa tripulação fez uma ótima regata. Todos conhecem muito bem o barco e esse entrosamento foi fundamental para o bom desempenho -, comemorou Arno. Ainda pela HPE-25, o Arretado ficou na segunda posição.

Já na classe RGS, o Caulimaran foi o vencedor da regata seguido por Gaivota e Maná. Para fechar o primeiro dia, o Astral venceu na RGS Cruzeiro, enquanto o Harmonya foi o vencedor na Bico de Proa A, assim como o Flying Soul na Multicascos.

A quinta-feira foi marcada pela presença ilustre do medalhista olímpico Paulão, capitão da seleção brasileira de vôlei medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1992, no veleiro Catuana Kim. Convidado pelo comandante Leonardo Back para fazer parte da tripulação, Paulão, que a alguns meses reside em jurerê, onde comanda um projeto esportivo privado, teve a oportunidade de velejar em um barco de oceano pela primeira vez.

- Foi uma experiência fantástica poder participar de uma regata. Recomendo para todo mundo que puder ter essa oportunidade. O trabalho em equipe na vela é bem parecido com o vôlei e ver a dinâmica da equipe de perto é muito especial. Gostei muito da oportunidade e espero poder velejar mais vezes -, comentou Paulão.

Nessa sexta (2) a previsão é de duas regatas barla-sota para as classes IRC, ORC, C30, HPE-25 e BRA-RGS e de regatas de percurso para as classes Multicascos, Bico de Proa e Rgs Cruzeiro.

(Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action / Divulgação)(Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action / Divulgação)

Vencedores por classe nessa quinta:
IRC: Itajaí Sailing Team
ORC: Ângela Star VI
HPE-25: Força 12
RGS Geral: Caulimaran
RGS Cruzeiro: Astral
Bico de Proa A: Harmonya
Multicascos: Flying Soul


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar