Aeroporto, Cultura, Florianópolis, Geral, Tecnologia, Turismo - 07 Abr 2020 22:49

Aeroporto de Florianópolis é destaque no maior site de arquitetura do mundo

Publicação nesta terça (7) enaltece o trabalho de arquitetos paulistas no Floripa Airport
Por: Direto da Redação TSF
 
Aeroporto de Florianópolis é destaque no maior site de arquitetura do mundo (Foto: : Nelson Kon / divulgação)

O novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, foi destaque nesta terça (7) no Plataforma Arquitectura, considerado o principal site de arquitetura do mundo. A publicação evidenciou diversos trechos do projeto arquitetônico da obra, assinado pelo escritório Biselli Katchborian, de São Paulo.

Confira aqui um álbum de fotos

Segundo os editores, as demandas exigidas pela Zurich Airport, concessionária que administra o Aeroporto, levaram à concepção de um terminal com dois níveis operacionais (embarque e desembarque) e dez pontes de saída. Essa estrutura completamente nova foi instalada em frente à pista principal, em um território sem ocupação prévia, para permitir a desativação do terminal existente.

O Portal afirma que opara permitir sua implantação no lado da terra, foram projetados novos acessos da cidade e novas áreas de estacionamento. No lado aéreo, novas vias de taxi e uma nova plataforma de aviação foram construídas.

(Foto: : Nelson Kon / divulgação)(Foto: : Nelson Kon / divulgação)

O programa foi organizado em dois blocos, formando um “T”. O lado do processador abriga as áreas administrativas e as salas de embarque e desembarque, estas com tetos generosos, sem a intervenção de pilares e com uma parede de madeira inclinada para permitir a passagem dos tubos de ar condicionado.

O grande teto de estrutura metálica com um design inspirado na geometria aeronáutica confere a este bloco um caráter único. Através de aberturas de zênite projetadas a partir de subtrações e dobras no plano, é permitida a entrada de luz natural. Suas características foram estrategicamente posicionadas nos balcões de check-in e no jardim com espécies nativas de vegetação. O jardim medeia entre a calçada de embarque, protegida das intempéries pela saliência de 17,5 metros e o interior do processador. Um vasto avião de vidro atravessa essa vegetação e permite que a paisagem catarinense entre no terminal.

O lado de conexão abriga as salas de embarque e de bagagem. O bloco é um prisma retangular longo coberto com chapas de metal corrugadas. As dez pontes de embarque dão ritmo à sua fachada predominantemente horizontal. As aeronaves envidraçadas de frente para a pista permitem que os passageiros observem pousos e decolagens protegidos do sol por um cantilever que se estende até o pátio do aeroporto.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar