O novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, foi destaque nesta terça (7) no Plataforma Arquitectura, considerado o principal site de arquitetura do mundo. A publicação evidenciou diversos trechos do projeto arquitetônico da obra, assinado pelo escritório Biselli Katchborian, de São Paulo.
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Segundo os editores, as demandas exigidas pela Zurich Airport, concessionária que administra o Aeroporto, levaram à concepção de um terminal com dois níveis operacionais (embarque e desembarque) e dez pontes de saída. Essa estrutura completamente nova foi instalada em frente à pista principal, em um território sem ocupação prévia, para permitir a desativação do terminal existente.
O Portal afirma que opara permitir sua implantação no lado da terra, foram projetados novos acessos da cidade e novas áreas de estacionamento. No lado aéreo, novas vias de taxi e uma nova plataforma de aviação foram construídas.
(Foto: : Nelson Kon / divulgação)
O programa foi organizado em dois blocos, formando um “T”. O lado do processador abriga as áreas administrativas e as salas de embarque e desembarque, estas com tetos generosos, sem a intervenção de pilares e com uma parede de madeira inclinada para permitir a passagem dos tubos de ar condicionado.
O grande teto de estrutura metálica com um design inspirado na geometria aeronáutica confere a este bloco um caráter único. Através de aberturas de zênite projetadas a partir de subtrações e dobras no plano, é permitida a entrada de luz natural. Suas características foram estrategicamente posicionadas nos balcões de check-in e no jardim com espécies nativas de vegetação. O jardim medeia entre a calçada de embarque, protegida das intempéries pela saliência de 17,5 metros e o interior do processador. Um vasto avião de vidro atravessa essa vegetação e permite que a paisagem catarinense entre no terminal.
O lado de conexão abriga as salas de embarque e de bagagem. O bloco é um prisma retangular longo coberto com chapas de metal corrugadas. As dez pontes de embarque dão ritmo à sua fachada predominantemente horizontal. As aeronaves envidraçadas de frente para a pista permitem que os passageiros observem pousos e decolagens protegidos do sol por um cantilever que se estende até o pátio do aeroporto.
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