Comunidade, Educação, Esportes, Política, São José - 04 Mai 2018 20:48

Alesc concede moção de aplauso a entidades da Grande Florianópolis

ONGs que incentivam a música e o esporte foram homenageadas
Por: Direto da Redação TSF
 
Alesc concede moção de aplauso a entidades da Grande Florianópolis Professor e policial civilMarcos Caneta, entre os homenageados (Foto: Fábio Queiroz/Agência AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite de quarta-feira (2) um ato solene com moção de aplauso ao Instituto Liberdade e à Sol Maior Escola de Música, ambos sediados em São José. Fundado há 30 anos na comunidade Pró-Casa, periferia do município, o Instituto Liberdade é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades educativas baseadas nos esportes, em atendimento aos jovens em condição de vulnerabilidade social da região. Estima-se que aproximadamente 20 mil pessoas já tenham sido atendidas nos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Em média, oito eventos esportivos são realizados por ano, dos quais se destaca a Olimprocasa, que na edição deste ano contará com participantes em 12 modalidades esportivas, provenientes de diversos municípios da região da Grande Florianópolis.

- A Olimprocasa surgiu há 28 anos com este foco, de denunciar a falta de locais para a prática de esportes e acabou trazendo outras demandas, tais como a falta de atendimento médico, de educação e de saneamento básico. Desta forma, o Instituto Liberdade assumiu as dores dessas comunidades e há 30 anos tentamos denunciar alguns descasos que enxergamos e que também trazem para a gente -, disse na ocasião o presidente da entidade, Wallace Luiz Rufino.

Já a Sol Maior Escola de Música, em seus 35 anos de existência tem procurado mobilizar os jovens da região sob a vertente artística. A escola, que possui quadro de nove professores, em nível técnico e pedagógico, atende a cerca de 120 alunos, com idades a partir dos três anos, por meio de cursos livres com aulas individuais, duplas ou grupos, em diversas modalidades de instrumentos.

Além das aulas, teóricas e práticas, periodicamente também são promovidas apresentações em teatros, auditórios, escolas, shoppings e espaços públicos.

- Vendo todas as necessidades da comunidade, nós vamos criando, vendo o que um precisa, o que o outro precisa, oferecendo também 10% das vagas com bolsas de estudo -, destacou a diretora da escola, Denise Peres.

O requerimento para as homenagens partiu do deputado Mário Marcondes (MDB), que na oportunidade destacou o trabalho realizado pelas entidades.

- São duas entidades com propósitos diferenciados. Uma que realiza um trabalho marcante para a história e da cultura de São José, e a outra com seus longos 30 anos de prestação de serviços para a sociedade catarinense, seja nas lutas raciais, nos movimentos sociais ou no atendimento aos menos favorecidos. E justo, portanto, que a Assembleia Legislativa promova um reconhecimento a estes trabalhos realizados -, disse o deputado.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar