Florianópolis, Geral, Obras - 04 Set 2015 21:34

Restauração da Casa de Câmara entra na reta final em Florianópolis

Restauro está agora na fase de alvenaria e montagem de manta térmica na cobertura
Por: Guilherme Garcia
 
Restauração da Casa de Câmara entra na reta final em Florianópolis Obra de restauro continua dentro do cronograma, segundo Prefeitura (Foto: Petra Mafalda / PMF / Divulgação)

A obra da Casa de Câmara e Cadeia está agora na fase final da etapa de restauro da alvenaria e da montagem de uma manta térmica na cobertura, que protege da umidade, calor e outros efeitos do clima, de acordo com a Prefeitura de Florianópolis. Após esse período, serão colocas as telhas em cima de uma subcobertura; para isso, é necessário que ocorra um dia de sol. Mesmo com os dias de chuva, no entanto, as obras no prédio histórico estão dentro do cronograma.

A previsão é de que a parte de esquadria do primeiro andar seja finalizada até o início do próximo mês. No segundo andar, a esquadria já foi finalizada e está agora na etapa de remoção do assoalho, restauração das peças da estrutura original e a execução dos rodapés. Das quatro fachadas: uma está sendo restaurada, uma já está sendo pintada e duas estão esperando pintura.

Paralelamente a essas etapas, no pátio posterior uma equipe terceirizada realiza a prospecção arqueológica do local que terá um módulo complementar, com 192 metros quadrados, para a instalação de banheiros, administração, infraestrutura de apoio ao museu, além de livraria, cafeteria e elevadores.

Desde setembro de 2014, mais de 20 pessoas trabalham diariamente no palácio de 900 metros quadrados da Casa de Câmara e Cadeia, na praça XV de Novembro. O Serviço Social do Comércio (Sesc) venceu a licitação com o lance de R$ 9 milhões e terá a concessão dos próximos 20 anos para instalar e explorar o Museu da Cidade, um espaço que vai contar a história política e econômica de Florianópolis.

A proposta é transformar a antiga Casa num equipamento cultural interativo, dinâmico, aglutinador de tecnologias e mídias contemporâneas. Todos os recursos tecnológicos serão gerados em mídias de última geração, contendo as opções em português, espanhol e inglês.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar