Economia e Negócios, Florianópolis, Geral, Habitação - 29 Set 2016 20:56

Pesquisa mostra que setor imobiliário resiste à crise em Florianópolis

Estudo foi divulgado nesta semana pelo Secovi
Por: Direto da Redação TSF
 

A pequena variação nos preços dos imóveis residenciais e comerciais em Florianópolis, tanto para venda quanto para locação, mostra que o setor resiste bem à crise econômica e permanece um investimento seguro. Esta é a avaliação do Secovi de Florianópolis e Tubarão sobre o primeiro relatório da Pesquisa do Mercado Imobiliário (PMI), divulgada pela entidade e realizada pela Fecomércio SC. Os dados são referentes ao período entre novembro de 2015 a agosto de 2016.

Enquanto a comercialização de imóveis residenciais teve uma valorização de cerca de 4% no valor do m2 por área privativa, os imóveis comerciais ofertados para venda apresentaram uma desvalorização de cerca de 5%. Os imóveis residenciais para a locação apresentaram uma variação de apenas 2% no valor do m2 por área privativa.

- Se comparada aos índices de inflação, pode ser considerada desvalorização -, diz o relatório. A desvalorização dos imóveis comerciais para locação foi de 7%.

- Ainda são poucos meses de histórico, sem a possibilidade, por exemplo, de compararmos mesmas épocas de anos diferentes -, observou Fernando Willrich, presidente do Secovi de Florianópolis e Tubarão.

- Em todos os casos avaliados a pesquisa é influenciada pelos tipos de imóveis. A maioria das ofertas é de 2 e 3 dormitórios residenciais e sala ou conjuntos comerciais. Os valores desses segmentos acabam influenciando bastante o conjunto da pesquisa -, explicou.

Para Willrich, apesar do momento difícil da economia e de muitos apostarem na queda dos valores dos imóveis, a pesquisa mostra que o setor resiste. Os imóveis comerciais são os que mais sentem a retração na economia, em decorrência do grande número de ofertas na região.

- Mas está tudo dentro da normalidade, não existe nenhuma queda brusca e não se pode falar em tendências ou desvalorização dos imóveis -, concluiu. 

A pesquisa mapeia e acompanha mensalmente os indicadores econômicos gerais e setoriais, gerando informações, por amostragem, sobre locação e comercialização de imóveis usados. A fonte utilizada é o Indicador Nacional do Mercado Imobiliário - Secovis Brasil, segue a metodologia do Secovis do Brasil e tem como Technology Partner a Plugar.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar