Cultura, Florianópolis, Obras, Social - 16 Set 2019 18:43

Após ser restaurada, Histórica Casa de Hercílio Luz é aberta com solenidade

Evento contou com a presença de familiares do proeminente político catarinense
Por: Direto da Redação TSF
 
Após ser restaurada, Histórica Casa de Hercílio Luz é aberta com solenidade (Foto: Fernando Willadino / divulgação)

O dia 12 de setembro de 2019 deve entrar para o calendário dos catarinenses como mais uma data importante em memória de Hercílio Luz. Na ocasião, o empresário Paulo Tonietto, presidente da Milano Incorporadora, abriu pela primeira vez as portas da residência que abrigou o proeminente político de 1895 até seus últimos dias de vida, em 1924, após empenhar esforços nos últimos três anos para o seu completo restauro.

A solenidade realizada para convidados do meio político, empresarial e cultural contou com a presença do prefeito Gean Loureiro, que fez questão de conferir de perto o trabalho de recuperação deste patrimônio histórico dos catarinenses. Em seu discurso, Gean enalteceu a iniciativa do empreendedor Tonietto ao dizer que ele não mediu esforços para devolver aos catarinenses uma obra de tamanho significado.

(Foto: Fernando Willadino / divulgação)(Foto: Fernando Willadino / divulgação)

Entre os convidados, duas representantes diretas da família de Hercílio Luz percorriam cada canto da residência como quem revisita memórias de um passado áureo. A presença das bisnetas Cora Medeiros Perin e Heloísa da Luz Schimidtt deram o tom de homenagem póstuma almejada pela incorporadora ao assumir o desafio deste resgate histórico.

Quando a incorporadora adquiriu a casa, em 2013, fez da sua recuperação prioridade número 1 entre os objetivos traçados. Foram revertidos R$5 milhões durante os três anos ininterruptos de trabalho para conferir aos mais de 800 metros quadrados de área a sua completa recuperação. A Fundação Catarinense de Cultura foi a responsável por acompanhar e aprovar as ações realizadas.

(Foto: Fernando Willadino / divulgação)(Foto: Fernando Willadino / divulgação)

Hoje, projeto de interior assinado pela diretora de produtos da Milano Incorporadora, a arquiteta Eduarda Tonietto, foi idealizado para contar a história desse processo de recuperação. Ao adotar um formato expositivo, a arquiteta conseguiu trazer para dentro do palacete o encontro do passado com o presente. Peças selecionadas do designer catarinense Jader Almeida dão o tom contemporâneo pretendido pela profissional, para contrastar com os elementos arquitetônicos do início do século XX presentes na casa. “Essa casa é mais do que uma memória. Ela nos oferece a oportunidade de revisitar o passado, mas olhando para o futuro e para as novas recordações que queremos que ela evoque”, explica Eduarda.   

O público que visitar a CasaCor Florianópolis terá como um dos espaços a ser visitado essa emblemática residência. Após a Mostra, a casa ficará aberta a visitas pré-agendadas, e disponível para sediar eventos diversos.

(Foto: Fernando Willadino / divulgação)(Foto: Fernando Willadino / divulgação)

(Foto: Fernando Willadino / divulgação)(Foto: Fernando Willadino / divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar