Eventos, Florianópolis, Meio Ambiente - 13 Set 2018 14:48

Aprovada Declaração de Floripa que protege baleias da caça comercial

Votação ocorreu pela manhã, com 67% dos votos a favor dos animais
Por: Direto da Redação TSF
 
Aprovada Declaração de Floripa que protege baleias da caça comercial Ativistas fizeram protesto em frente ao local da reunião da IWC pedindo a criação do santuári (Foto: Sebastian Rocandio / REUTERS)

O encontro da Comissão Internacional Baleeira (CIB), que acontece em Florianópolis, no Norte da Ilha,  aprovou na manhã desta quinta (13) com 67% dos votos, a Declaração de Florianópolis, que reafirma o banimento da caça comercial de baleias em águas internacionais. A declaração, proposta pelo Brasil, que conta também com países como Argentina e México como signatários, foi votada na Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês), que se reúne até esta sexta (14) no Costão do Santinho.

Foram 40 votos a favor e 27 contra, entre eles Rússia e Japão. A declaração foi submetida por Argentina, Brasil, Colômbia, México, Chile, Costa Rica, Panamá e Peru.

Na internet, circula pelas redes sociais convites para que as pessoas assinem on line um manifesto em favor da criação de um santuário no Atlântico Sul pode proteger pelo menos 51 espécies de baleias e golfinhos.  A intenção é criar uma área onde a caça é proibida e a pesquisa não-letal e o turismo são encorajados. A observação de baleias gera 6,5 bilhões de reais/ano no mundo, e é feita em diversos locais na costa brasileira. Segundo o Greenpeace, mais de 50 mil pessoas assinaram a petição somente nas últimas 48 horas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar