Comunidade, São José - 24 Jun 2013 10:16

Arquiteto italiano quer reconstruir trapiche no Centro Histórico de São José

Franco Gnessi visitará também outros dez municípios do Estado
Por: Karina Schaefer
 
Arquiteto italiano quer reconstruir trapiche no Centro Histórico de São José Local onde deverá ser reconstruído trapiche destruído pelo mar em 1958 (Foto: Arielli Secco/Tudo Sobre Floripa)

O arquiteto naval italiano Franco Gnessi visitou na manhã desta segunda-feira (24) a orla marítima de São José. Ele está em Santa Catarina para participar do Seminário Náutico SC-Itália. Aproveitando sua passagem pelo sul, Franco passeou pela orla para um estudo náutico da baía do município, a convite da prefeitura e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Grupo Náutico de Santa Catarina.

A proposta da Fundação era, a princípio, revitalizar o Centro Histórico de São José. Mas em conversa com a Associação Catarinense de Marinas (Acatmar), a prefeita Adeliana Dal Pont pediu que Gnessi fizesse um projeto de reutilização de toda a baía do município.

- A ideia é virar São José de volta para o mar -, afirma o presidente da Acatmar, Mané Ferrari.

Um dos principais projetos é a reconstrução de um trapiche que existiu no início do século 19, e que, sem manutenção, acabou destruído pelo mar em 1958.

Gnessi visitará os 11 municípios participantes do GT Náutico, onde entregará projetos que alinham tecnologia de infraestrutura e de uso do mar às prefeituras. Esse Grupo tem como objetivo de planejar, fomentar e implantar estruturas de apoio náutico no Estado de Santa Catarina, e atualmente está sendo coordenado pela Acatmar. São José foi a primeira cidade a ser visitada pelo arquiteto, que na próxima semana estará entregando propostas também em Tijucas, Governador Celso Ramos e Imbituba.

Wilson Sanches, coordenador regional do Sebrae; Elenita Koerich, superintendente da Fundação Municipal de Cultura; o arquiteto naval Franco Gnessi; e o presidente da Acatmar,  Mané Ferrari (Foto: Arielli Secco/Tudo Sobre Floripa) Wilson Sanches, coordenador regional do Sebrae; Elenita Koerich, superintendente da Fundação Municipal de Cultura; o arquiteto naval Franco Gnessi; e o presidente da Acatmar, Mané Ferrari (Foto: Arielli Secco/Tudo Sobre Floripa)

- Ele está encantado com o sul, com o potencial que nós temos. Esse é um trabalho de sensibilização junto aos municípios, para que eles vejam o potencial como pessoas de fora veem -, explica Álvaro Ornelas, coordenador do GT Náutico de SC.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar