Cultura, Esportes, Florianópolis, Geral, Obras - 08 Out 2017 21:08

Arte em Grafite enriquece e dá vida à fachada da Fesporte em Capoeiras

Obra de 175 metros quadrados foi feita com spray a mão livre pelo artista plástico Rodrigo Rizo
Por: Direto da Redação TSF
 
Arte em Grafite enriquece e dá vida à fachada da Fesporte em Capoeiras Obra de 175 metros quadrados foi feita com spray a mão livre pelo artista plástico Rodrigo Rizo (Foto: Renan Koerich / Divulgação)

Quem passa a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus pela tradicional rua Santos Saraiva, no bairro Capoeiras, em Florianópolis, repara na mais nova obra de arte de Rodrigo Rizo. O artista plástico de 30 anos foi o encarregado de revitalizar a frente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O muro externo da sede da fundação foi renovado, e agora exibe retratos de atletas e paratletas nas mais diferentes ações e feições da prática esportiva. Em verde, vermelho e branco, a obra destaca as cores da Fesporte e do estado de Santa Catarina.

As imagens e os esportes escolhidos evidenciam a expressividade das ações esportivas: desde um arremesso de basquete, passando por uma manchete de vôlei até o esforço de uma atleta de cadeira de rodas em busca da vitória. Segundo Rizo, a dificuldade do desenho se deve a escolha da técnica do realismo, feita toda com o spray a mão livre para retratar ao máximo o detalhamento dos atletas.

Fachada da Fundação de São José, no ano passado (Foto: Facebook / Divulgação)Fachada da Fundação de São José, no ano passado (Foto: Facebook / Divulgação)

- Foi um grande desafio. É o painel de maior área que eu já pintei (175 m²). Tem também uma dificuldade extra pelo nível de detalhe das imagens selecionadas para representar as imagens esportivas -, explica o paulistano.

Ao todo, foram quase dois meses de trabalho. Rizo começou a pintar no dia 26 de julho e terminou a obra no dia 15 de setembro. De acordo com o artista, a união entre a arte e o esporte tem o poder de transformador social. No ano passado, ele também havia pintado a fachada da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José.

- São duas ferramentas ideais pela possibilidade de transformar de pessoas e tirar elas do ócio, desde a infância até a vida adulta. Onde tem alguma pessoa praticando esporte ou fazendo a arte é uma pessoa a menos fazendo algo prejudicial para a sua saúde ou para a sociedade -  conta.

Rodrigo, em outro trabalho na beira Mar Norte (Foto: Facebook / Divulgação)Rodrigo, em outro trabalho na beira Mar Norte (Foto: Facebook / Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar