Economia e Negócios, Florianópolis, Geral - 06 Jan 2017 15:07

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis lança Política de Compliance

Iniciativa pioneira busca orientar e disciplinar as relações entre parceiros e fornecedores
Por: Direto da Redação TSF
 

A necessidade de pautar as decisões diárias por padrões éticos e contribuir para a construção de um ambiente íntegro e de respeito ao bem-estar coletivo fez com que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) elaborasse um documento pioneiro entre as associações comercias do país: o Programa de Compliance da ACIF. A iniciativa pretende orientar as relações da entidade – e de seus colaboradores, conselheiros e diretores - com os seus públicos e com o ambiente social e institucional que a cerca.

Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, em um momento em que a sociedade pede posturas corretas e carece de bons exemplos, este é um importante passo da entidade, que mostra seu apreço por relações transparentes, honestas e sólidas.

- A ACIF tem, em sua história centenária, um firme compromisso com a legalidade, com a justiça e com a ética. E, no tempo de nos prepararmos para os próximos 100 anos, decidimos reafirmar nossa filosofia e reunir as orientações sobre o tema em um documento único. Que possamos estabelecer um padrão modelo e catalisador de movimentos semelhantes em outras entidades e nas empresas associadas -, destaca.

O Programa de Compliance será aplicado aos membros dos órgãos da administração e a todos os colaboradores da entidade, independentemente do nível hierárquico, além de todos que possam interferir ou influenciar nas atividades da Associação ou serem afetados pela entidade. Reúne orientações que buscam nortear condutas em processos e iniciativas junto aos associados, parceiros, fornecedores, sistema confederativo, comunidade empresarial, sociedade, aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, partidos políticos, meios de comunicação e formadores de opinião.

- Somado ao Código de Ética, este guia nos ajudará a primar e valorizar ainda mais o bem-estar das pessoas e do meio-ambiente, a não-discriminação e o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade -, completa De Mira.

As dúvidas ou denúncias de desvio de conduta podem ser feitas diretamente para o Comitê de Compliance pelo email compliance@acif.org.br, sendo assegurada a preservação de identidade. Formado por um membro do Conselho Superior, um membro da Diretoria Executiva e um membro indicado pelos colaboradores da ACIF, o Comitê será é responsável pela apuração dos casos relatados e por emitir um parecer com as medidas que considere adequadas.

Confira o Programa de Compliance da ACIF no link: http://www.acif.org.br/codigo-compliance-digital.pdf.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar