Cultura, Florianópolis, Manezinhos pelo Mundo - 18 Nov 2021 23:28

Banda manezinha Parafuso Silvestre lança novo single “Absurdo Feroz”

Single é o segundo da trilogia com canções desenvolvidas na pandemia
Por: Direto da Redação TSF
 
Banda manezinha Parafuso Silvestre  lança novo single “Absurdo Feroz” (Foto: divulgação)

Já se encontra disponível nos streamings o novo single da banda independente e manezinha Parafuso Silvestre. O som se chama Absurdo Feroz, e traz mais peso e complexidade de arranjo, mas mantendo a vibe influenciada pelo rock alternativo dos anos 90. Para os quatro músicos, o novo trabalho é resultado das experiências e tragédias dos últimos dois anos.

Gravado em casa, o single permitiu que a banda investisse em novas abordagens para com seus instrumentos. De acordo com o guitarrista Bruno Arceno, a Parafuso Silvestre buscou incluir “efeitos usados de forma não convencional, afinações de guitarra alternativos, misto de bateria eletrônica com acústica, entre outros”. A música vem sendo amadurecida desde 2013 e somente durante neste tempo de reclusão ela encontrou espaço para ser finalizada.

- Acho que conseguimos transmitir um senso mágico nos versos e a urgência de um momento nos refrãos. Essa música representa um aperfeiçoamento na representação de um contraste emocional que é tão presente no nosso trabalho. É delicado na mesma medida em que é visceral, antes de colapsar numa epifania esmagadora e retornarmos à ruína inicial que agora acessamos à luz de uma nova compreensão interna -, explica Taro Löcherbach, vocalista e guitarrista da Parafuso Silvestre.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Um dos destaques da cena de rock em Santa Catarina, Parafuso Silvestre chegou a participar de festivais como Semana do Rock Catarinense, Maratona Cultural e o festival de bandas da Udesc. A discografia traz os EP’s “Contra o corpo e Contra a Mente” (2017) e “Atos Mortos” (2018) além de uma série de singles. A formação atual conta com Taro Löcherbach (voz e guitarra), Juarez Mendonça Júnior (bateria, synths e samples), Julio Victor (guitarra e baixo) e Bruno Arceno (guitarra e baixo).

O single “Absurdo Feroz” traz letra de Taro Löcherbach, com arranjo e música da Parafuso Silvestre. A mixagem e masterização é uma realização de Rafa Pfleger, com produção executiva de Luanda Wilk. A gravação foi realizada em casa durante a pandemia de Covid-19 em 2021 pelos integrantes da Parafuso Silvestre. A capa do single é uma criação de Laser Demon (persona artística de Julio Victor), colorizada por Mayer Soares e design de Maurício Peixoto.

Confira o clipe de “Tudo o que o vento afaga”, um dos videos mais populares da Banda:


- É uma baita canção, muito divertida de fazer e gravar. Absurdo Feroz tem proporções épicas e sonoridade bem atual. É como se Space Oddity do Bowie encontrasse beats de trap e sintetizadores modernos. Ela vem numa fase nova da banda, até por conta da pandemia que colocou a gente para produzir cada um sentado no seu computador. A canção traz uma sonoridade que dialoga com a música pop e eletrônica, deslocando elementos que você escuta nos hits de trap e pop para um contexto de canção de rock psicodélico, com forma irregular e uma letra muito urgente, boa de cantar alto para exorcizar nossos monstros -, avalia Julio Victor, baixista.

- O gênero rock alternativo dá margem para a utilização de elementos e possibilidades diversas: da orquestração aos samples; misturas de ritmos com abordagens mistas, acústicas e digitais que flertam com a vanguarda da composição. É um novo momento da banda, que após uma grande pandemia se move para continuar unida e desenvolver a maturidade do projeto -, finaliza Juarez Mendonça Junior, baterista.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar