Florianópolis, Geral, Obras - 07 Ago 2020 07:59

Blitz contra esgoto irregular fiscaliza e multa imóveis em Ponta das Canas

Operação faz parte de plano estratégico de fiscalização no balneário do Norte da Ilha; ontem, Blitz foi ao Continente
Por: Direto da Redação TSF
 
Blitz contra esgoto irregular fiscaliza e multa imóveis em Ponta das Canas Fiscal da Floram e equipe de apoio verificam pluvial no bairro Coloninha (Foto: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede/ divulgação)

Fiscais da Prefeitura Florianópolis e da Casan vistoriaram nesta semana dezenas de imóveis no bairro Ponta das Canas, no Norte da Ilha, que não agendaram, após repetidos comunicados, inspeção com o Floripa Se Liga Na Rede para verificar se as suas ligações de esgoto estão regulares ou não. A ação resultou em multas, lacres, notificações e intimações para que proprietários marquem a vistoria do programa.

Dentre os locais flagrados em irregularidade, uma oficina com lavação de carros na Avenida Luiz Boiteux Piazza foi multada pela Floram na terça (4) por lançar o conteúdo da caixa coletora de óleo diretamente na rede pluvial. No mesmo dia e na mesma avenida, a principal de Ponta das Canas, uma casa em condomínio fechado tinha uma caixa de passagem de esgoto com desvio para a drenagem. A Floram deu prazo de quinze dias para regularização, do contrário o dono será multado.

Na segunda-feira (3), a força-tarefa fiscalizou uma casa na Servidão Dona Joana que não estava conectada à rede coletora. Além de multa da Vigilância Sanitária, o imóvel sofrerá dois lacres de tubulações clandestinas. Na Servidão Anhatomirim, o proprietário de uma casa com esgoto de tanque, máquina de lavar e pia da churrasqueira infiltrando no próprio terreno foi notificado pela Vigilância e tem uma semana para corrigir as inadequações e ligar-se à rede.

Imóveis que não puderam ser fiscalizados ou encontravam-se fechados foram intimados a agendar inspeção com o Floripa Se Liga Na Rede. Outros – na Avenida Luiz Boiteux Piazza, na Servidão Madagascar e nas travessas Porto dos Navegantes e Oceânica – regularizaram suas ligações sanitárias.

A operação faz parte de plano estratégico de fiscalização no bairro do Norte da Ilha, sobretudo na região próxima à Lagoa das Docas, em resposta a sentença judicial em ação civil pública do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC).

Nesse contexto, a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formado por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – realiza ações mensais, como a desta semana, desde março em Ponta das Canas.

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Floripa Se Liga Na Rede, que verifica se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora e oferece prazo para regularização, está no bairro desde outubro de 2019. O programa já alertou os moradores a aproveitarem a última chance para agendar a inspeção gratuita.

Segundo a Vigilância Sanitária, já foram emitidos cerca de 350 autos de intimação contra imóveis irregulares ou que ainda não foram inspecionados em Ponta das Canas. Os documentos começaram a ser entregues em junho aos proprietários, que, não contatando a tempo o Floripa Se Liga Na Rede, terão de contratar empresa especializada para testar as ligações de esgoto e apresentar à Vigilância declaração de regularidade do imóvel.

Na quarta (5), último dia de fiscalização, a Blitz Sanear foi ao bairro Coloninha, na região Continental da Capital, com operação na Rua Maria Claudino da Cruz. Das casas fiscalizadas, sete têm esgoto conectado em tubulação de pluvial nos fundos da rua – não há rede ativa no trecho em questão –, em terreno da PMF. Todas serão notificadas pela Vigilância Sanitária para que regularizem o sistema.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 90 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações no Centro e em Ratones.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar