Bombeiros, Educação, Eventos, Florianópolis, Geral - 19 Out 2018 18:31

Bombeiros encerram semana de formação na Reserva do Rio Vermelho

Operação de treinamento de resistência operacional começou no domingo (14)
Por: Direto da Redação TSF
 
Bombeiros encerram semana de formação na Reserva do Rio Vermelho (Foto: Divulgação)

Os pouco mais de 300 alunos em formação no estado para se tornarem Soldados do Corpo de Bombeiros Militar encerraram nesta sexta (19) a última fase operacional da formação. Com a realização do TRO - Treinamento de Resistência Operacional, que consiste em revisar de forma prática, em cinco dias de treinamento intenso, todo o conteúdo que foi estudado ao longo do curso, os alunos estiveram desde a noite de domingo (14) acampados em cinco pontos diferentes do estado, entre eles a Reserva do Rio Vermelho, em Florianópolis.

Na manhã desta sexta (19), os soldados iniciam a caminhada final do Treinamento de Resistência Operacional. Foram quatro horas de caminhada, da Costa da Lagoa até o Centro de Ensino, no bairro Trindade. Foram cinco dias de treinamento intenso em meio à mata.
 
O Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Vieira, explica que as turmas de alunos soldados que fazem o curso em oito cidades do estado foram reunidas em cinco para facilitar a logística e a estrutura de ensino e treinamentos.

- Nesta última etapa, os alunos são levados à exaustão e passam por privações de sono e alimentação, ao mesmo tempo em que têm de demonstrar conhecimento e habilidades no desempenho das oficinas realizadas em meio à mata -, diz ele.

Somente após a conclusão do Treinamento Resistência Operacional os alunos passarão para a fase dos estágios nas sedes dos Batalhões onde são realizados os cursos. Depois disso, estarão aptos para a formatura, prevista para novembro.

Caminhada final de quatro horas na manhã desta sexta (19) (Foto: Divulgação)Caminhada final de quatro horas na manhã desta sexta (19) (Foto: Divulgação)

O Treinamento é o mesmo para todos os alunos. No domingo (14) eles entraram em prontidão e na segunda (15), se deslocaram a pé, por cerca de 20 quilômetros, até os locais dos acampamentos onde acontecem as oficinas e o treinamento de resistência. Durante os cinco dias de isolamento em meio à região de mata, os alunos aprendem técnicas de sobrevivência e de atendimento pré-hospitalar com meios de fortuna, ou seja, a construção de macas, abrigos, pontes e tipoias ou outros tipos de transporte ou imobilização com materiais disponíveis no meio, como cordas e bambus. As atividades também compreendem técnicas de uso de embarcações, salvamento aquático e busca terrestre. O final da atividade foi na manhã desta sexta (19) com uma solenidade nas sedes dos Batalhões que sediam os cursos de formação de Soldados.

Em Florianópolis, duas turmas de soldados, de Tubarão e da Capital estão desde segunda (15) instalados na Reserva do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. Uma turma de alunos do Curso de Formação de Oficiais também participa das atividades. Entre organizadores e alunos, mais de 200 pessoas estão na região, distante 40 quilômetros do Centro da Capital.

A previsão é para as atividades encerrarem em conjunto nesta sexta-feira (19), na sede de cada Batalhão que mantém as turmas de Soldados em formação.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar