Eleições, Geral, Grande Floripa - 17 Jun 2013 16:45

Cadastro biométrico dos eleitores de Florianópolis está em andamento

Além da Capital, coleta de digitais ocorre em Nova Trento, Major Gercino e São João Batista
Por: Danilo Duarte
 
Cadastro biométrico dos eleitores de Florianópolis está em andamento Processo de votação usando a biometria promete mais segurança para as eleições brasileiras (Foto: TRE-MG/Divulgação)

Os eleitores de Florianópolis estão passando por um recadastramento de dados e também pela coleta das digitais. Além da Capital, a Justiça Eleitoral está cadastrando os dados biométricos em Nova Trento, Major Gercino e São João Batista.

Nestes quatro municípios, a Justiça Eleitoral vai colher os dados dos eleitores que comparecerem ao cartório eleitoral para realizar alguma das seguintes operações: primeiro título; transferência de município e atualização de dados pessoais ou mudança de local de votação.

A nova tecnologia permite identificar o eleitor, comparando suas impressões digitais com aquelas já cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral.

Outro fator importante do processo é agilizar a atuação do mesário, proporcionando mais rapidez na votação. Também não será possível que uma pessoa vote por outra, já que pelo novo procedimento de identificação, cada eleitor possui impressões digitais únicas. Com isso o processo, além de ser mais seguro, também proporcionará maior agilidade.

Uma das novidades da identificação biométrica será a informatização de um procedimento operacional, ou seja, a liberação das urnas não mais será feita pelos mesários e sim pela leitura das impressões digitais do eleitor.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar