Educação, Florianópolis, Geral - 31 Jan 2020 18:53

Café da manhã na escola reúne famílias e crianças no Educar no Verão

Programa é coordenado pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação
Por: Direto da Redação TSF
 
Café da manhã na escola reúne famílias e crianças no Educar no Verão (Foto: divulgação)

Ana Laura Gonzalez veio morar em Florianópolis há dez anos. Natural da Argentina, dona de um salão de beleza, trabalhando o dia inteiro, ela não teria com quem deixar sua filha, Ana Bela,  durante as férias escolares. Ana Bela, que freqüenta a rede municipal de ensino desde os dois anos de idade, foi inscrita no Educar no Verão em 2020.

A mãe afirma que o programa da Prefeitura da Capital beneficiou a todos.

- Eu abro o salão às 9h e fecho às 18h, então a oportunidade de minha filha ficar numa unidade de educação infantil em período integral me deixa tranquila, pois não tenho nenhum parente na cidade. Tenho segurança que ela está bem cuidada -, disse ela.

Ana Bela é uma das 49 crianças matriculadas no Núcleo de Educação Infantil Irmã Scheilla para o Educar no Verão. A unidade do Campeche, no Sul da Ilha, realizou na quarta (29), um café da manhã com os familiares, que se mostraram satisfeitos com as profissionais. Como é o caso do Tiago Silva. Tiago é motorista e, durante o mês de janeiro, não poderia ficar com o filho Enzo da Rocha em casa, pois ele e a esposa trabalham. Enzo frequenta o Neim Irmã Scheilla desde os dois anos de idade, e o pai afirma que se sente aliviado sabendo que seu filho está em boas mãos, aos de profissionais, durante o período em que trabalha.

Neste ano, o Educar no Verão teve início no dia 6 de janeiro e encerrou na quinta-feira (30). Cerca de 420 crianças foram atendidas em sete unidades educativas da Secretaria Municipal de Educação, em período integral.
A iniciativa é voltada para crianças de 4 a 6 anos de idade, matriculadas na rede municipal de ensino ou em instituições parceiras, cujos pais ou responsáveis legais comprovadamente trabalham no primeiro mês do ano.

Incentivando a criatividade

Além da segurança em deixar os filhos em uma unidade educativa, outros fatores também são importantes para as famílias. CyntiaPerorck Ortiz é mãe do Felipe, e sempre incentivou a criatividade do filho. Nesta quarta-feira, junto com o café da manhã, as famílias levaram para casa as produções artísticas das crianças. Felipe fez diversos trabalhos manuais, incluindo pintura, argila e colagens, com a mediação da professora Érica Rodrigues Vieira, do grupo de crianças de 5 e 6 anos.

Érica ressalta a importância de promover para as crianças vivências que incentivem a criatividade, usando os mais diversos materiais, tornando, assim, a brincadeira uma experiência de autoconhecimento e de expressão artística.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Brincadeira e diversão
Para a mãe do Enzo Henrique, Diana Rodrigues da Silva, manter a rotina do filho é muito importante. Ela destaca que no Educar no Verão as professoras proporcionam muitos momentos de diversão e brincadeiras.

Diana é zeladora e trabalha o dia inteiro, então seu filho tem um dia especial na unidade educativa. Enzo está indo para o Grupo 5 este ano, mas é matriculado na rede municipal de ensino desde quando tinha 1 ano de idade.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar