Florianópolis, Geral, Política, Trabalho - 26 Jan 2021 21:00

Câmara aprova corte de benefícios dos servidores da Comcap e greve continua

Vereadores participaram e votaram de casa, enquanto servidores protestaram em frente ao prédio da Câmara
Por: Direto da Redação TSF
 
Câmara aprova corte de benefícios dos servidores da Comcap e greve continua (Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)

Em Florianópolis, a Câmara de Vereadores aprovou em mais uma sessão extraordinária nesta terça (26) o projeto de Lei 1.838/2021, que “estabelece direitos iguais a todos os servidores e empregados da administração pública municipal”, alterando leis complementares e outras leis anteriores. O Projeto de Lei permite à Prefeitura dividir os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana, cortando benefícios conquistados pelos trabalhadores através de acordos coletivos, sempre assinado por todos os envolvidos no processo. A reforma proposta abre, dessa forma, uma brecha para a terceirização dos serviços, com a contratação de empresas privadas para executar esses serviços.

A sessão ocorreu de forma virtual, com cada vereador participando de casa, através de videoconferência. Em frente ao prédio do Legislativo, no entanto, mais uma vez centenas de servidores da Comcap, em greve há oito dias, protestaram contra o pacote de projetos do Executivo que, entre outras coisas, permite a privatização da coleta de lixo e limpeza urbana na Capital.

(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)

A proposta teve 13 votos favoráveis, contra oito contrários. Um vereador se absteve e outro se declarou impedido de votar, por ser servidor público municipal.

Segundo o diretor do Sintrasem, o Sindicato que reúne a categoria dos municipários em Floripa, o pacote de projetos da Prefeitura busca extinguir a Comcap e exterminar com a empresa, retirando até 50% dos salários dos funcionários.

- São direitos e benefícios que foram permitidos há muito tempo, num outro cenário, em outro momento, através de negociações de greve. Agora não tem mais sentido nesse novo cenário de pandemia, de retomada econômica -, salientou o secretário municipal da Casa Civil, Everson Mendes, em defesa do projeto. A sessão deve ser retomada nesta quarta (27), a partir das 9h.

A Prefeitura contratou uma empresa para coletar o lixo acumulado por toda a cidade, e chegou a divulgar um cronograma apontando quais os bairros seriam atendidos no fim de semana, No entanto, grande parte de Florianópolis segue com muito lixo nas ruas até a noite desta terça (26)

Mais tarde, os vereadores também aprovara, desta vez por 11 votos contra seis, o projeto que altera o Código de Obras, abrindo mão da fiscalização do município.


(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)


Confira como votou cada vereador (a)

Adriano Flor (Republicanos) - SIM
Afrânio Boppré (PSOL) - NÃO
Carla Ayres (PT) - NÃO
Cíntia Mendonça (Coletiva Bem Viver - PSOL) - NÃO
Claudinei Marques (Republicanos) - SIM
Dalmo Meneses (DEM) - SIM
Edinon Manoel da Rosa (DEM) - impedido de votar
Erádio Manoel Gonçalves (Podemos) - SIM
Gilberto Pinheiro (Podemos) - NÃO
Guilherme Pereira (PSC) - SIM
Jeferson Backer (PSDB) - SIM
João Cobalchini (DEM) - SIM
João Luiz da Bega (PSC) - NÃO
João Paulo Ferreira - Bericó (PSL) - NÃO
Josimar Pereira (DEM) - SIM
Maikon Costa (PL) - NÃO
Manoella Vieira da Silva (Novo) - SIM
Marcos José de Abreu (Marquito - PSOL) - NÃO
Maryanne Mattos (PL) - abstenção
Priscila Fernandes (Podemos) - SIM
Renato da Farmácia (PSDB) - SIM
Ricardo José de Souza (Diácono - PSD) - SIM
Roberto Katumi Oda (PSD) - SIM

(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)(Foto: Domenique Bitencourt / Tudo Sobre Floripa)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar