Florianópolis, Geral, Política - 23 Nov 2021 21:21

Câmara da Capital presta homenagem a ex-vereadores e ex-vereadoras negras

Sessão ocorreu na segunda-feira (22)
Por: Direto da Redação TSF
 
Câmara da Capital presta homenagem a ex-vereadores e ex-vereadoras negras (Foto: divulgação)

Marcando o Dia da Consciência Negra, comemorado no último sábado (20), o grande expediente da Câmara Municipal de Florianópolis de segunda-feira (22) foi destinado a homenagear todos os parlamentares negros que assumiram cadeiras de vereança na história do legislativo da Capital.

A vereadora Carla Ayres (PT), propositora da homenagem, falou sobre a falta de representatividade negra dentro do legislativo municipal.

- A Câmara Municipal de Florianópolis é a Câmara mais branca do Brasil. Em 2020, foi a única que não elegeu nenhum parlamentar negro. Então quando nós falamos em representação, quando nós dizemos que a Câmara Municipal é a Casa do Povo, é a instância onde a sociedade se representa e se reproduz, é uma falácia quando nós olhamos esses números, porque 50% da população brasileira é constituída de negros e negras -, destacou a parlamentar.

Essa ausência de representação, segundo Carla, reflete na ausência de estruturação de políticas públicas justamente que combatam esse racismo na ponta:

- Porque se os corpos não estiverem aqui representados, muito pouco a gente, não-negros, vai ser impelido a pensar sobre a realidade que existe lá fora -,  disse ela.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Além de ações por políticas públicas, o ex-vereador e um dos homenageados na sessão, Juninho Mamão, destacou a necessidade de um olhar justo para com todos os moradores da capital.

- Precisamos olhar para a periferia desta cidade e fazer com que ela tenha os mesmos direitos que as pessoas que moram em outras áreas urbanas venham ter. Os morros não podem ser simplesmente currais eleitorais, não podem ser discursos. Os morros e as vielas desta cidade precisam de políticas públicas na área da saúde, educação, e principalmente na área do entretenimento e do lazer -, disse.

Não só reconhecer, mas respeitar é o que pede a ex-vereadora Tânia Ramos.

- Esse é o momento que nós temos para que a gente possa construir e reverter esse preconceito. Não vai ser a minha cor e nem o meu cabelo que vai me fazer diferente de ninguém -, afirmou.

Foram homenageados durante a sessão os ex-vereadores e ex-vereadoras Lino Peres,Thiago Silva, Pedro Cabral, Tânia Ramos, José Ribeiro, Márcio José Pereira, Marcos Aurélio Espíndola, Valter da Luz e Juninho Mamão, além das co-vereadoras da atual legislatura Lívia Guilardi e Mayne Goes (Coletiva Bem Viver).

Confira o pronunciamento de Juninho Mamão, um dos homenageados:


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar