Geral, Grande Floripa, São José, Saúde - 12 Mai 2022 14:21

Cartilha bilíngue para haitianos é destaque na Mostra “Aqui tem SUS”

Material facilita a comunicação entre os usuários do sistema de saúde e os profissionais da área
Por: Direto da Redação TSF
 
Cartilha bilíngue para haitianos é destaque na Mostra “Aqui tem SUS” (Foto: divulgação)

São José, na Grande Florianópolis, tem 323 imigrantes haitianos, conforme dados levantados no CadÚnico pela Assistência Social do município. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Família (NASF), desenvolveu uma cartilha bilíngue para o atendimento dessa população. O material foi selecionado para participar da 4ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”. O evento iniciou na quarta-feira (11) e segue até sexta-feira (13), em Blumenau.

O material tem objetivo de facilitar a comunicação entre os usuários do sistema de saúde e os profissionais que atuam na área. A cartilha possui frases em português e, ao lado, a tradução em crioulo haitiano, idioma nativo do Haiti. A democratização do acesso aos sistemas públicos é uma garantia prevista na Constituição e nos tratados internacionais.

As informações sobre métodos contraceptivos, puerpério, amamentação, vacinação, emergência e outras informações são acompanhadas por ilustrações.

As experiências expostas para serem apresentadas na Mostra Regional vão alcançar o âmbito nacional também. A Cartilha Bilíngue será apresentada em um evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento busca reconhecer o mérito dos atores envolvidos, sendo um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar