São José, na Grande Florianópolis, tem 323 imigrantes haitianos, conforme dados levantados no CadÚnico pela Assistência Social do município. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Família (NASF), desenvolveu uma cartilha bilíngue para o atendimento dessa população. O material foi selecionado para participar da 4ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”. O evento iniciou na quarta-feira (11) e segue até sexta-feira (13), em Blumenau.
O material tem objetivo de facilitar a comunicação entre os usuários do sistema de saúde e os profissionais que atuam na área. A cartilha possui frases em português e, ao lado, a tradução em crioulo haitiano, idioma nativo do Haiti. A democratização do acesso aos sistemas públicos é uma garantia prevista na Constituição e nos tratados internacionais.
As informações sobre métodos contraceptivos, puerpério, amamentação, vacinação, emergência e outras informações são acompanhadas por ilustrações.
As experiências expostas para serem apresentadas na Mostra Regional vão alcançar o âmbito nacional também. A Cartilha Bilíngue será apresentada em um evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento busca reconhecer o mérito dos atores envolvidos, sendo um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.