Cultura, Educação, Florianópolis, Geral - 01 Jun 2020 15:20

Catálogo da Biblioteca Pública relaciona jornais do século XIX

Publicação também é considerada um banco de dados para registro histórico
Por: Direto da Redação TSF
 
Catálogo da Biblioteca Pública relaciona jornais do século XIX (Foto: divulgação)

Na semana de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina, está sendo lançada a publicação “A Imprensa Catarinense no Século XIX”, com informações sobre a atividade jornalística do período. O material é um catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, constituído por 193 títulos de periódicos.

A publicação serve para orientar pesquisas, uma vez que traz informações do próprio acervo e, além disso, indica periódicos que não estão na Biblioteca e que podem ser úteis aos pesquisadores. Ainda, pelas imagens que reúne, a publicação também é considerada um banco de dados para registro histórico.

O trabalho foi organizado pelos bibliotecários Alzemi Machado (BPSC) e Iraci Borszcz (Udesc). O catálogo faz parte de um esforço concentrado e articulado por diversas pessoas e instituições, incluindo bibliotecários, professores e estagiários vinculados à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entidades que viabilizaram a implementação da Hemeroteca Digital Catarinense.

A Biblioteca Pública é a instituição cultural mais antiga de Santa Catarina. No dia 31 de maio, domingo, completará 166 anos de criação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar