Florianópolis, Geral, Obras - 23 Nov 2021 21:57

Centro Administrativo do Estado passa por melhorias em infraestrutura

Complexo situado às margens da SC-401 passa por obras de reformas
Por: Direto da Redação TSF
 
Centro Administrativo do Estado passa por melhorias em infraestrutura (Foto: divulgação)

Suspensos no ano passado por conta da pandemia, as obras de reforma no Centro Administrativo do Governo do Estado foram retomadas e algumas mudanças já podem ser percebidas. O local recebeu nova sinalização e ajardinamento. Todos os reparos estão sendo coordenados pela Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

Entre as principais melhorias está a do Bloco 1, que abriga o gabinete do governador, a Casa Civil, o gabinete da vice-governador, além de quatro secretarias executivas.

- A reforma trará a modernização e substituição completa de infraestrutura de climatização, preventivo de incêndio, adequação e melhoria da rede elétrica interna, bem como os ajustes arquitetônicos para readequação às atuais rotinas de trabalho predominantemente digitais, para enfim, regularizar o imóvel junto à prefeitura de Florianópolis e obtenção do habite-se -, explicou Paulo Cesar Jönck, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Administração.

O projeto para reforma do Bloco 1 já foi aprovado pelo Grupo Gestor de Governo e está em fase de licitação para contratar a empresa responsável para executar as obras. Após a conclusão, será a vez do Bloco 2, que hoje abriga a Secretaria da Administração, e por último, o Bloco 3, que abriga o Escritório de Projetos (Eproj) e algumas unidades da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Além destes edifícios, o prédio que hoje abriga o restaurante do Centro Administrativo e SC Parcerias (Bloco 4) também passará por melhorias. A contratação dos projetos dos Blocos 2 e 4 está atualmente em fase de licitação.

Outra obra de extrema importância, conforme destaca o diretor, é a do esgotamento sanitário, que atenderá todos os blocos do Centro Administrativo Governador.

- O processo para a execução está em fase de licitação e após sua conclusão permitirá a obtenção do Alvará sanitário do centro administrativo -, informou Jönck.

De acordo com o diretor, as reformas são demandas antigas, mas que foram deixadas de lado.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

- A primeira interpelação do Ministério Público de Santa Catarina sobre essas pendências ocorreu ainda em 2008, e estamos trabalhando para que todas as legislações sejam atendidas, especialmente no que tange a acessibilidade e a mobilidade de servidores e cidadãos que frequentam o espaço -, disse.

Mobiliário
O projeto de reforma também almeja a padronização do mobiliário das secretarias que atuam no Centro Administrativo.

- Estamos buscando uma padronização dos móveis, mesas e cadeiras, pensando sempre na ergonomia, modernização, intercambialidade entre órgãos, aproveitamento de espaço e na praticidade para o trabalho dos servidores -, explicou.

No último dia 11 de novembro, por meio da gerência de apoio operacional da Casa Civil, foram transferidos em forma de doação, 241 mobiliários da Casa Civil para o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Dentre os bens estavam: cadeiras fixas e giratórias, mesas, armários, balcões e sofás. Toda operação contou com a participação do Grupo da Base Aérea de Florianópolis, e com as equipes operacionais da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Administração.

- Esses móveis foram destinados pela urgência e necessidade que o hospital apresentava. E serão usados para aprimorar as estruturas dos consultórios ambulatoriais, unidades de internação e setores administrativos da unidade -, afirmou Alessandro de Oliveira dos Santos, gerente de apoio operacional da Casa Civil.

Área externa do Centro também passará por melhorias
De acordo com a gerente de manutenção da Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados, Carolina Cabral Medeiros Ramos Porto, na área externa será implantada rede de esgotamento sanitário, calçadas e rampas com acessibilidade, melhorias de sinalização, além da iluminação externa.

- Todas essas demandas foram levantadas e foram compatibilizadas, conforme a legislação vigente. É importante ressaltar que estas obras, além de cumprirem os protocolos sanitários e demais legislações, visam o cuidado com o meio ambiente, a segurança e a acessibilidade de quem frequenta o Centro Administrativo -, ressaltou Carolina.

Além disso, foi reconstruído o muro de contenção junto ao estacionamento dos fundos do Centro Administrativo que apresentava problemas estruturais, trazendo riscos de desmoronamento, principalmente por fazer divisa com o Núcleo de Educação Infantil Barreira do Janga.

- A obra trouxe segurança aos profissionais da educação e das crianças que utilizam o local -, disse Carolina.

Foram também adquiridas 80 mudas de árvores frutíferas, para serem plantadas nos jardins do complexo.

- Desde a aquisição de lixeiras de coleta seletiva, a ampliação de vagas para idosos e deficientes, a manutenção corretiva e preventiva da subestação elétrica, das caixas d´água, cisternas e limpeza das fossas, estão sendo executadas pela Secretaria da Administração e são ações importantíssimas para o bom funcionamento das estruturas do Executivo sediadas no local -, afirmou Tânia Mara Lozeyko, gerente de administração da Diretoria do Centro de Serviços.

Para o diretor Paulo Cesar Jönck, todas as demandas que estão sendo cumpridas vão sanar problemas que se prolongam há anos.

- São reformas e aquisições inteligentes. Acreditamos que sanando estes problemas, poderemos reduzir custos de manutenção e reparos, pelos próximos 20, 30 anos -, concluiu o diretor.

O Centro Administrativo recebeu também um novo frontlight na última semana. De acordo com a Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados, a placa antiga já estava apresentando problemas, necessitando de manutenção.

- Com a ação do tempo, a estrutura metálica do frontlight estava comprometida, tendo de ser completamente retirada para restauração. Na instalação, passamos a utilizar refletores com lâmpadas de led, mais econômicos -, afirmou Maurício José Pereira, gerente de zeladoria da Diretoria.

A nova placa, instalada em frente ao teatro, já conta com o novo nome do Centro Administrativo, que passou a se chamar Governador Casildo João Maldaner, em homenagem ao ex-governador que faleceu em maio deste ano, aos 79 anos, vítima de câncer. A lei n° 18.193, de 26 de agosto de 2021, com a mudança de nome, foi sancionada pelo governador Carlos Moisés. A arte foi criada na Secretaria Executiva de Comunicação, pelo servidor Sérgio Caldara.


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