Aeroporto, Economia e Negócios, Florianópolis, Geral, Obras - 29 Set 2019 01:44

Cerimônia oficial neste sábado (28) inaugura novo Aeroporto

Autoridades estiveram presentes na cerimônia neste sábado (28)
Por: Direto da Redação TSF
 
Cerimônia oficial neste sábado (28) inaugura novo Aeroporto (Foto: divulgação)

Foi inaugurado oficialmente na noite deste sábado (28) o novo Aeroporto de Florianópolis, o Floripa Airport, concessionado por 30 anos para o grupo Zurich Airport. A empresa suíça investiu R$ 570 milhões para construir do zero o novo terminal de passageiros e um boulevard que terá uma agenda de eventos, incluindo shows, para reunir também os moradores no conceito Place to Be.

- Chamam a equipe da nossa empresa de ‘os suíços’, mas na verdade somos apenas três, que trabalham com 157 colaboradores brasileiros. Trouxemos know how e investimentos, mas a dedicação aqui é dos funcionários do Brasil. O resultado final é uma combinação dos dois países -,  comenta o CEO do Floripa Airport, Tobias Markert.

A expectativa é que o aeroporto tenha mais voos internacionais, até mesmo uma ligação entre Santa Catarina e a Suíça, pela sua capacidade de receber aeronaves de maior porte.

- Mesmo que já possamos iniciar voos internacionais, eles não vêm automaticamente apenas pelo novo aeroporto. As companhias escolhem mercados, e não necessariamente um aeroporto em si, mas há caso em que elas não desejam voar pela falta de estrutura -, ressalta.

Durante a cerimônia para 500 convidados, o ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, representou o presidente Jair Bolsonaro e elogiou o novo espaço.

- O usuário vai gostar muito do que está sendo entregue. No final das contas, o equipamento está à altura do potencial de Florianópolis e de Santa Catarina. É o aeroporto que a cidade tanto merece. Multiplicamos por quatro a capacidade, algo que é fundamental para atrair mais viajantes e permitirá um acréscimo na oferta de voos, em paralelo com as nossas iniciativas de trazer mais empresas para voar ao Brasil -, apontou o ministro.

Já o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, adiantou que o Estado vai oferecer apoio para a criação de voos regionais.

- Ainda sonho com as rotas internas de Florianópolis para destinos como Navegantes, Joinville, Joaçaba, entre outros. As operações seriam realizadas em aeronaves menores e acredito que apoiar essa atividade é muito importante. Lançaremos incentivos para quem desejar essas operações -, disse ele.

ESTRUTURA MODERNA
De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, o novo aeroporto eleva o patamar técnico da aviação na cidade.

- O Floripa Airport agora tem quase 50 mil metros quadrados de área construída, é robusto e compatível com o que tem de mais moderno no mundo. Florianópolis poderá receber aeronaves widebody (de fuselagem larga), com dois corredores, que poderão fazer voos transatlânticos vindo da Europa e Estados Unidos, por exemplo, e pousando diretamente na capital catarinense -, apontou.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar