Economia e Negócios, Geral, Grande Floripa - 27 Dez 2017 21:31

Cidades da Grande Floripa terão acréscimo no retorno de ICMS em 2018

Assessoria do Movimento Econômico faz acompanhamento para que não ocorra queda no índice
Por: Direto da Redação TSF
 

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda publicou o Valor Adicionado do ano de 2016 e o Índice de Participação dos Municípios no produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), aplicáveis ao exercício de 2018. Segundo o contador Luiz Antônio Gerardi, da Assessoria Contábil e Financeira e Movimento Econômico da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, no geral os municípios terão acréscimo no retorno do ICMS para o próximo ano.

A assessoria do Movimento Econômico faz um acompanhamento preventivamente para que não ocorra queda no índice dos Municípios. Há casos, segundo Luiz, em que não tem o que ser feito porque algumas empresas mudam o domicílio fiscal. Um exemplo, cita, é o município de Canelinha, devido ao fechamento de várias empresas de olaria.
- É exatamente esta a atividade principal desenvolvida no Município. Se não tivéssemos atuado essas variações poderiam ser maiores ainda -, ressalta.

Com os resultados, a assessoria da GRANFPOLIS busca as informações sobre os motivos da queda: se foram empresas que saíram da região ou alguma falha ou lançamento errado. Com essas informações em mãos, os municípios são contatados para ver se tentaram reverter a saída de uma empresa, pois muitas vezes eles não sabem desse ocorrido. Buscamos as informações para orientar os prefeitos sobre o que aconteceu e corrigir possíveis falhas.

O sistema permite consultar dados da DIME das empresas do município, ou de município da Associação, dos dados das notas fiscais de produtor inseridas, dos valores adicionados que cabem ao município e o respectivo índice. Possibilita ainda emitir relatórios de obter arquivos eletrônicos.

A Assessoria Contábil e Financeira orienta Secretários de Administração, Planejamento, Finanças, Contadores Públicos e do Controle Interno., acompanha as alterações da legislação contábil, sobre os sistemas coletores de informação contábeis – SIOPE, SIOPS, SICONFI e E-SFINGE, os processos junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE SC e atende demandas específicas dos Municípios. Além disto, capacita servidores municipais.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar