Cultura, Entretenimento, Eventos, Florianópolis - 10 Mar 2020 14:37

Cinema do CIC exibe trilogia de cineasta italiano dos anos 1960

As sessões têm entrada gratuita e ocorrem sempre de quinta-feira a domingo, às 20h
Por: Direto da Redação TSF
 
Cinema do CIC exibe trilogia de cineasta italiano dos anos 1960 (Foto: divulgação)

A partir desta quinta-feira (12), a sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC),em exibirá os filmes que fazem parte da chamada “trilogia da incomunicabilidade”, do diretor italiano Michelangelo Antonioni. Os longas produzidos nos anos 1960 serão exibidos na ordem de lançamento: A Aventura, de 1960, fica em cartaz entre os dias 12 e 15 de março; A Noite, de 1961, será exibido de 19 a 22 de março; e O Eclipse, de 1962, poderá ser visto de 26 a 29 de março.

As sessões têm entrada gratuita e ocorrem sempre de quinta-feira a domingo, às 20h. A realização é uma parceria entre o Cineclube Cinema Unisul, curador da programação, e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Programação:

De 12 a 15 de março (de quinta-feira a domingo):
A Aventura
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1960
Duração: 140 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Um grupo de italianos ricos está em um cruzeiro pela costa da Sicília, quando uma das integrantes desaparece misteriosamente. Seria assassinato, sequestro, acidente ou suicídio? Enquanto seu namorado e sua melhor amiga a procuram pela Itália, eles começam a ter um caso. Superando nossas expectativas, Antonioni transforma um mistério em uma reflexão sobre a existência humana. A Aventura é mais uma pérola do cinema italiano dos anos 60. No filme, Antonioni procura analisar o isolamento emocional, a decadência moral, a falta de comunicação, a fragilidade dos sentimentos, o vazio, existentes no mundo das pessoas abastadas da época.

De 19 a 22 de março (de quinta-feira a domingo):
A Noite
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1961
Duração: 122 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Após dez anos de casamento, Lídia e Giovani passam uma noite permeada de momentos de angústia e luxúria, numa busca involuntária de respostas para a crise de seu relacionamento.


De 26 a 29 de março (de quinta-feira a domingo):
eclipseO Eclipse
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1962
Duração: 126 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Após passar a noite discutindo, Vittoria rompe com Riccardo, seu namorado. Ao ir se encontrar com a mãe na Bolsa de Valores, Vittoria conhece Piero, um jovem e elegante corretor da bolsa. Ele é um sedutor, mas ela resiste no início. Gradativamente Vittoria vai se apaixonando.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar