Comunidade, Cultura, Educação, Florianópolis, Geral - 03 Jan 2019 19:33

Grupo Escoteiro Pedra Branca completa 15 anos em Palhoça

Somente em 2018 as atividades envolveram 180 famílias
Por: Direto da Redação TSF
 
Grupo Escoteiro Pedra Branca completa 15 anos em Palhoça (Foto: divulgação)

Reconhecida como a primeira entidade na história de Palhoça a praticar o escotismo, o Grupo Escoteiro Pedra Branca 23º SC completou 15 anos de atividade, com sede no bairro Pedra Branca. Nesse período, se tornou uma referência nacional, oferecendo atividades educativas a mais de mil crianças e adolescentes. Só em 2018 foram mais de 180 famílias envolvidas.

Segundo a Diretora de Comunicação do Grupo Escoteiro Pedra Branca, Ornella Di Lullo, o propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil.

- O Movimento Escoteiro é um movimento de educação não-formal, que se propõe a contribuir com a educação integral e com o permanente desenvolvimento dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições -, salientou Ornella.

As atividades educativas escoteiras são previstas para crianças a partir de seis anos e meio até jovens de 21. Nesse intervalo, os interessados em participar podem ingressar no movimento escoteiro e se encaixará de acordo a sua faixa etária em um das quatro seções:
- Ramo Lobinho: destinado a crianças de 6,5 a 10 anos de idade;
- Ramo Escoteiro: destinado a jovens de 11 a 14 anos de idade;
- Ramo Sênior: destinado a jovens de 15 a 17 anos de idade;
- Ramo Pioneiro: destinado a jovens de 18 a 21 anos de idade.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

A partir dos 21 anos de idade, o escoteiro é convidado a fazer parte como voluntário da organização, contribuindo assim para a manutenção e sustentabilidade da entidade. Ou seja, para fazer parte do movimento escoteiro só é necessário ser maior de 6,5 de idade e depois disso não tem limite. Todo mundo pode participar. 

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 na Inglaterra e desde então é um dos maiores movimentos sem fins lucrativos do mundo e é o maior movimento juvenil mundial. Hoje o escotismo está presente em mais de 223 países e territórios em todo o mundo e tem aproximadamente mais de 40 milhões de membros. Essa fraternidade mundial possibilita o intercambio sociocultural entre os participantes. São realizados acampamentos, eventos, projetos, intercâmbios e diversas atividades que propiciam essa interação.

O Grupo Escoteiro Pedra Branca está localizado na rua dos Albatroz, s/n, no bairro Cidade Criativa Pedra Branca (próximo ao Passeio Pedra Branca) e no momento encontra-se de férias. As atividades em 2019 iniciarão no dia 9 de março. Quem quiser saber mais sobre como participar ou tem alguma dúvida sobre o Movimento Escoteiro, estamos atendendo todo o verão através do Whatsapp: (48) 9 9134-3036. Também é possível encontrar novidades sobre o escotismo e sobre o grupo no site: http://escoteirospedrabranca.com.br e nas redes sociais: Facebook e Instagram.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar