Economia e Negócios, Florianópolis, Geral - 03 Abr 2019 14:14

Com o melhor IDH do país, Floripa é ambiente ideal para novos negócios

Yan Lopes Luz soube poupar seu dinheiro para investir no próprio negócio no momento certo
Por: Direto da Redação TSF
 
Com o melhor IDH do país, Floripa é ambiente ideal para novos negócios (Foto: Yan Gustavo / divulgação)

Se o mercado de franquias cresceu 7% em 2018 não foi à toa: a cada dia inúmeras pessoas decidem investir no próprio negócio e veem no franchising a melhor opção para colocar a ideia em prática. Com apenas 27 anos, Yan Lopes Luz, resolveu arregaçar as mangas e mergulhar na empreitada que mudaria sua vida: investir numa franquia.

- É diferente de começar uma marca do zero, onde o retorno provavelmente seria mais demorado. A franquia já tem o know how pronto e a ajuda necessária em termos de suporte, marketing e diversos departamentos que estão sempre à disposição -, conta.

Amigo de Yan, Gustavo Machado de Oliveira, gostou da ideia e entrou como sócio no negócio, uma unidade do Brasileirinho Delivery em Florianópolis, Santa Catarina.

- Esse é o nosso primeiro negócio e a motivação veio quando conversamos com outros franqueados. Decidimos sair da nossa zona de conforto e realmente fazer a diferença para obter sucesso em uma carreira empreendedora -, afirma Lopes.

Especializada em comida popular brasileira no box, a rede chega à Florianópolis com um cardápio completo para ninguém botar defeito: as mais de 30 opções estão entre as favoritas dos brasileiros, como estrogonofe (carne, frango ou camarão), feijoada, escondidinho de carne seca, arroz carreteiro e muito mais. A marca também oferece opções para aqueles com restrições alimentares (as linhas vegetarianas/veganas e fitness cobrem essa demanda). Para Lopes, o Brasileirinho é uma marca diferenciada:

- O box oferece mais praticidade na refeição e o delivery é a solução para quem não tem muito tempo para comer fora de casa ou do trabalho -, explica.

Na hora certa
Os formatos comercializados pelo mercado de franquias permitem que qualquer pessoa, com experiência ou não, consiga gerir a própria empresa independentemente do setor em que ela se encontra. Mas para algumas pessoas essa capacidade vem de forma natural.

Desde a adolescência Yan sempre sonhava em ter suas próprias coisas e, para isso, guardou e investiu seu dinheiro em aplicações. Mesmo com vontade de empreender, o medo de investir em algo arriscado que o fizesse perder tudo impedia a decisão. Foi na faculdade de Administração que as coisas mudaram:

- Sempre gostei de mexer com dinheiro e a parte financeira do negócio. No final da faculdade fui contratado pela empresa Credcrea, uma cooperativa de crédito, como estagiário e depois de um ano fui promovido para Operador de Negócios e Caixa onde atuei por três anos. Então pensei: ‘ao invés de contar dinheiro para os outros, porque não contar dinheiro para mim mesmo?, -, diz.

Cansado da rotina monótona de bater ponto na empresa, o momento foi crucial para que Lopes tivesse a iniciativa de investir no próprio negócio.

- Quando eu e o Gustavo decidimos abrir a franquia tudo mudou. Nada me fazia pensar em outra coisa a não ser realizar esse sonho -, conta entusiasmado.

A formação em Administração ajudou: Yan e Gustavo, ainda cursando na área, realizaram todos os cálculos necessários e fizeram um levantamento do tanto de capital que precisariam para cobrir os gastos e manter a unidade funcionando até o ponto de equilíbrio.

- Sempre mantivemos os pés no chão, nada foi feito sem pensar, foi tudo bem planejado. Passamos por cada detalhe, desde o parafuso até os outros equipamentos, colocamos tudo numa planilha, item por item. Foi assim que montamos nossa unidade, sempre com consciência, pois sabemos o quanto esse passo é importante -, explica.

A ilha
Conhecida por sua elevada qualidade de vida, Florianópolis possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Em 2018, a cidade ficou em 1° lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apresentando-se como um ótimo ambiente para geração de empregos, com qualidade nos serviços de educação e saúde. Cerca de 500 mil habitantes vivem na capital de Santa Catarina entre a ilha principal, a pequena parte continental e algumas pequenas ilhas localizadas no entorno da cidade.

A força da economia vem, principalmente, do setor de serviços, ligado diretamente ao turismo. Um dos grandes destaques da cidade é o desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação. Estima-se que mais de 600 empresas de software, hardware e de alta tecnologia atuem no município, contribuindo na produção do PIB.

Além disso, Florianópolis é um polo de ensino, referência em todo o país. Mais de cinco instituições compõem o cenário completando as arrecadações da capital. Inclusive, a unidade do Brasileirinho está localizada próxima a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Pantanal. Localizado na área central, o bairro tem forte presença de estudantes e isso por si só já garante boas conversões:

- Precisamos fazer com que o cliente conheça nossa comida, mas principalmente temos que convencê-lo de que o Brasileirinho é uma chance de aproveitar o tempo para fazer outras atividades. É uma escolha prática e acessível -, ou seja, ideal para estudantes.

Mãos à obra
Os desafios já eram muitos antes do funcionamento da unidade e, mesmo assim, quando a operação estiver alinhada e em andamento as dificuldades também vão aparecer pelo caminho, e Yan sabe disso:

- O mercado de alimentação não para de crescer no Brasil. A concorrência está em todo lugar, mas são os concorrentes que fazem seu negócio crescer, sem eles o cliente não tem uma opinião, uma referência sobre o lugar que freqüenta -, completa.

Yan passou a se dedicar exclusivamente ao Brasileirinho e as expectativas são as melhores possíveis.

- Quando investimos em algo próprio devemos focar 100% naquilo. Quero ter sucesso, crescer na carreira para poder dar muita estabilidade para minha família, e ter disposição para investir em outros negócios, quem sabe expandir a marca em Florianópolis e abrir mais uma unidade na cidade -, fala.

A unidade do Brasileirinho Delivery em Florianópolis estará em funcionamento a partir do dia 1º de abril.

- E não é mentira! -, garante o empresário.

Unidade Brasileirinho Florianópolis (SC)
Rua Vereador Frederico Veras, 159, sala 01, bairro Pantanal
Contato: (48) 3371-6525

Sobre o Brasileirinho Delivery
Criado em 2013, o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida típica brasileira no box. Inserida no franchising em 2014, a marca conta com mais de 100 unidades (distribuídas pelo Brasil) e caiu no gosto do brasileiro ao proporcionar uma experiência inusitada pela forma de apresentação do alimento agregada ao delicioso e surpreendente sabor que é enaltecido pela utilização de produtos frescos e de qualidade. Com dois modelos de negócios: Express, modalidade que comporta o formato delivery, e a franquia Full, no qual proporciona uma área para o cliente se alimentar no local, o Brasileirinho exige investimento de R$130 mil e R$150 mil, respectivamente. No cardápio, são mais de 30 sabores entre opções tradicionais, massas, premium, saudáveis e veganas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar