Florianópolis, Geral, Meio Ambiente - 18 Nov 2019 13:05

Comcap recolhe 120 toneladas de lixo somente nas praias durante feriadão

Mutirão funcionou no mesmo ritmo da alta temporada
Por: Direto da Redação TSF
 
Comcap recolhe 120 toneladas de lixo somente nas praias durante feriadão (Foto: divulgação)

O mutirão promovido pela Comcap durante os três dias do feriadão recolheu cerca de 120 toneladas de lixo somente das orlas das praias em Florianópolis. O trabalho de coleta funcionou no mesmo ritmo adotado durante a alta temporada, que só deve começar em 15 de dezembro.

- Foi um feriadão de praias lotadas e a Comcap operou de forma ágil e sincronizada para retirar toda a sujeira de resíduos da orla”, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves.

Até a manhã de segunda (18), a Comcap estima retirar 4,1 mil sacos de lixo de 100 litros dos balneários do Norte da Ilha, como Canasvieiras e Ingleses, o que representa em torno de 62 toneladas de resíduos. No Sul da Ilha, onde ficam praias como Campeche, Ribeirão da Ilha e Armação do Pântano do Sul, mais 2,3 mil sacos usados o que equivale a até 46 toneladas de lixo. No Leste da Ilha, onde ficam praias como Mole e Barra da Lagoa, 550 sacos, em torno de 11 toneladas.

Os resíduos retirados da orla são dispostos em pontos estratégicos onde são instaladas grandes caixas estacionárias, de modo a deixar o menor tempo possível expostos aos veranistas.

- Os investimentos da Prefeitura de Florianópolis, que somam mais de R$ 18 milhões desde 2017, prepararam a Comcap para o melhor verão em termos de limpeza das praias e, ao mesmo tempo, manutenção da cidade. É uma época em que o mato cresce muito rápido, pelo calor e umidade, mas temos certeza que vamos dar conta -, aposta Márcio Alves.

Mão de obra temporária no verão

Para o verão, a Comcap vai contratar 150 pessoas de forma temporária para a coleta e limpeza de orla. Já está em andamento a seleção pública, para até 90 vagas de gari de coleta, inscreveram-se 479 pessoas, para até 45 vagas de gari de limpeza pública 400 candidatos inscritos e para até 15 vagas de motorista, houve 159 inscrições, informa o gerente do Departamento Administrativo Financeiro, Pablo Colombo.

Como os resíduos recolhidos na orla são misturados, não podem ser encaminhados para a reciclagem, por isso a Comcap instrui o morador e visitante a levar de volta para sua casa as embalagens de produtos que consome na praia.

- Se o veranista vai para a faixa de areia com uma sacola com garrafas, latas, sacos e potes com comida e bebida, pode retornar para casa com as mesmas embalagens vazias e as encaminhar para a coleta seletiva. Depois de consumidos, os produtos estarão mais leves e também mais leve será a consciência de encaminhar de forma adequada os resíduos. Ninguém deveria deixar lixo na beira da praia -, aconselha Márcio Alves.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar