Geral, Grande Floripa, Obras, Trânsito - 08 Mai 2017 14:43

Comdes acompanha trâmite do projetos do PPPs e controno viário

Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis acompanha andamento do projeto
Por: Direto da Redação TSF
 
Comdes acompanha trâmite do projetos do PPPs e controno viário (Foto: Divulgação)

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), por meio de seu grupo gestor, vai acompanhar a partir da próxima semana o andamento do projeto que define o marco regulatório das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para projetos de infraestrutura na região. Em paralelo, pretende debater mudanças no projeto do contorno viário da Grande Florianópolis que podem atrasar a conclusão dos trabalhos e até colocar em risco a segurança dos motoristas.

Enviada para análise pelos deputados estaduais no final de novembro, a regulamentação das PPPs está nas comissões da Assembléia Legislativa.

- Só conseguiremos construir obras estruturais para a Grande Florianopolis por meio dessas parcerias. Essa proposta deve ser aprovada o quanto antes para que os investimentos sejam agilizados -, afirmou o coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), tanto a modelagem do plano operacional para a região quanto os serviços previstos para a infraestrutura estão prontos para serem licitados.

Parte das iniciativas deverá ser implementada pelos próprios municípios. Por isso, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse que está “arrumando a casa” financeiramente para que a prefeitura possa receber recursos do Governo Federal. Loureiro disse que se encontrou com o ministro do Transportes, Maurício Quintella Lessa, para falar das obras na BR-282 e que irá novamente a Brasília nos próximos dias para captar verbas para investimentos tanto na Capital quanto na Grande Florianópolis.

Outra preocupação das 40 entidades que formam o Comdes é a mudança no projeto do contorno viário da Grande Florianópolis. Um novo traçado elaborado pela Autopista Litoral Sul prevê a intersecção da via de contorno no Km 219 da BR 101. A pedido do Comdes, o engenheiro Ricardo Saporiti analisou as mudanças e concluiu que a nova proposta, que muda traçado apresentado em 2013 pela própria empresa, prevê vários pontos de convergência em X entre as pistas, o que pode acarretar acidentes e congestionamentos. Além disso, determina a construção de uma ponte sobre o rio Aririú de Baixo e obras extras que vão atrasar a finalização dos serviços, que deveriam ter ficados prontos em 2012.

Jaime Ziliotto disse que o Comdes encomendou esse laudo técnico justamente para tentar evitar que essas mudanças ocorram no projeto do anel rodoviário.

- Uma cópia do documento já foi encaminhada ao prefeito Camilo Martins, que estava preocupado com o trânsito e a segurança dos motoristas devido às modificações. Ele pretende discutir a questão em Brasília nos próximos dias -, concluiu o coordenador. Participaram ainda do encontro representantes de entidades civis e de classe que compõem o colegiado. O grupo gestor do Comdes é formado pela ACIF, CDL de Florianópolis, OAB, Sinduscon, Fecomércio, Floripamanhã, CREA e Cau.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar